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http://hdl.handle.net/1843/44902
Type: | Dissertação |
Title: | “Uma coisa é a lei no papel, outra coisa é a lei aqui na prática”: a tessitura de processos coletivos de gestão para a implementação da lei nº 10.639/03 no cotidiano escolar |
Authors: | Maria das Mercês Vieira da Cunha |
First Advisor: | Licinia Maria Correa |
First Referee: | Shirley Aparecida de Miranda |
Second Referee: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Third Referee: | Yone Maria Gonzaga |
Abstract: | Esta pesquisa procurou analisar as estratégias construídas pelas gestões escolares - compreendidas aqui como diretoras/es e coordenadoras/es - para implementação da Lei 10.639/03 e para a superação do racismo no ambiente escolar. Para isso buscamos identificar processos, ações e discursos que têm sido construídos e implementados pelas/os gestoras/es escolares e que favorecem a efetivação de práticas e currículos comprometidos com a educação das relações étnico-raciais. A análise teve como base conceitos como racismo, discriminação racial, preconceito racial, mito da democracia racial que estruturam a pesquisa e a discussão sobre o tema, bem como o conceito de gestão democrática, situando a pesquisa nos campos da Sociologia da Educação e das Relações Étnico-Raciais. As/os sujeitos da pesquisa são gestoras/es e professoras/es de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte/MG. A pesquisa utilizou, como metodologia, o levantamento de investigações, estudos e publicações sobre a temática em foco em portais acadêmicos on-line. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa realizou estudos de caso, considerando a singularidade das escolas pesquisadas. Para tanto, a aproximação deu-se por intermédio de entrevistas intensivas com gestoras/es, entrevistas em grupo e questionários aplicados às/aos sujeitos entrevistadas/os. Como um dos resultados deste trabalho, foi produzido o recurso educacional D’África - Boas Práticas em Gestão das Relações Étnico-Raciais: Um Guia de inspiração para a implementação da Lei 10.639/03. Este recurso consiste em um material formativo e informativo, que visa subsidiar gestoras/es escolares na proposição, articulação e desenvolvimento de ações que potencializem o trabalho coletivo para a implementação da Lei nº 10.639/03 e suas Diretrizes no currículo escolar e nas práticas pedagógicas cotidianas. |
Subject: | Brasil - [Lei n. 10.639, de 09 janeiro de 2003] Educação Educação - Relações étnicas Educação - Relações raciais Discriminação na educação Discriminação racial Belo Horizonte (MG) - Educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44902 |
Issue Date: | 9-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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