Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44918
Type: Dissertação
Title: Que festa deve ser essa? : os conflitos sobre a organização do Carnaval de Belo Horizonte em 2019 na perspectiva do poder público, da imprensa e de blocos de rua
Authors: Amanda dos Santos Rodrigues
First Advisor: Elton Antunes
First Referee: Angela Cristina Salgueiro Marques
Second Referee: Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Third Referee: Rennan Lanna Martins Mafra
Abstract: A pesquisa proposta tem como objetivo verificar os sentidos que diferentes agentes sociais (organizadores de blocos de rua, setores do poder público e segmentos da imprensa) atribuíram para a ação de organizar o Carnaval de Belo Horizonte em 2019. Tais gestos serão examinados à luz de uma noção de Comunicação Organizacional entendida como o “processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais” (BALDISSERA, 2008). Partimos da compreensão de que os públicos do evento emergem e propõem sentidos para a organização da festa, sendo esse um processo de construção conjunta entre interlocutores que disputam e se tensionam nas maneiras de se enxergar e, também, de propor o “novo” Carnaval da cidade. Buscou-se, para isso, a caracterização de certos cenários de negociação e conflito em que se pudesse perceber essa disputa de sentidos entre os diferentes públicos na organização do evento.
Abstract: This paper aims to verify the meanings that different social agents such as street blocks organizers, sectors of the public power and press segments attributed to the idea of organizing the Belo Horizonte Carnival in 2019. Such gestures will be examined based on the concept of Organizational Communication, understood as the “process of conception and dispute of meanings in organizational relations” (BALDISSERA, 2008). We start from the understanding that the Carnival’s audiences emerge and propose meanings for the party’s organization, and realize that this is a process developed with interlocutors who dispute and tension in the ways of seeing and proposing the “new” city Carnival. To this end, we assemble some scenarios of negotiation and conflict in which we could perceive this dispute of meanings between the different audiences in the organization of the event.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44918
Issue Date: 5-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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