Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/44966
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Letramento digital e inclusão sociodigital dos alunos nas práticas de ensino de língua estrangeira |
Autor(es): | Tatiana do Nascimento Cavalcante |
primer Tutor: | Ana Elisa Ferreira Ribeiro |
Resumen: | Enquanto professores, reconhecer o compromisso social com o ofício que exercemos nos impõe uma prática pedagógica constantemente reflexiva. E, se o espaço onde exercemos o nosso ofício é a escola pública, então, à nossa autocrítica se juntam outros tantos questionamentos que por vezes parecem estar à procura de um bode (LEFFA, 2011) a quem possam responsabilizar pelos eventuais fracassos do processo educativo. Mas não é essa a nossa intenção neste trabalho. Ao invés de culpabilizar os atores do cenário escolar (professores, alunos, famílias e o Governo) pelas mazelas sociais que ali se manifestam, queremos tão somente trazer à cena a possibilidade que a escola tem de transformar um pouco a realidade de exclusão digital que a população brasileira experimenta de forma alarmante. E não é apelar demais destacar a relação entre ser letrado digitalmente e ser um indivíduo incluído sociodigitalmente, “uma vez que tal letramento faculta, por si, a possibilidade de o indivíduo participar plenamente das relações discursivas que se estabelecem em variados espaços sociais, inclusive o midiático digital” (CAVALCANTE, 2015). E isso é também um dos aspectos do exercício da cidadania. Além da responsabilidade social – não somente sua – de instrumentalizar os seus alunos a se apropriarem do conhecimento acerca dos usos das mídias e recursos digitais de um modo geral, os educadores também compartilham a constatação de que o uso dessas ferramentas proporciona um elemento motivador à aprendizagem. Esse, aliás, em algumas situações parece ser o único e ingênuo atrativo para a adoção das tecnologias digitais nos planos de ensino, sem que haja nessa escola uma reflexão aprofundada em torno do seu valor social. |
Asunto: | Línguas – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44966 |
Fecha del documento: | 21-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador / EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEU PROJETO - VERSÃO PRONTA.pdf | 9.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.