Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44981
Type: Tese
Title: A construção da engenharia popular e a formação de engenheiros e engenheiras populares na práxis da intervenção em um empresa recuperada por trabalhadores
Authors: Tarcila Mantovan Atolini
First Advisor: Francisco de Paula Antunes Lima
First Referee: Fernanda Santos Araújo
Second Referee: Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira
Third Referee: Cristiano Cordeiro Cruz
metadata.dc.contributor.referee4: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Abstract: O presente trabalho pretende contribuir para o tema da formação em engenharia, uma vez que é crescente a conscientização dentro e fora das universidades sobre seus problemas de legitimidade e credibilidade. Entendemos que esses problemas têm origem, em parte, na desconexão entre a formação acadêmica, a atividade real do engenheiro e as demandas sociais, que precisa ser revelada para apoiar um processo formativo mais adequado aos complexos desafios da atualidade. Consideramos que o caminho para a superação desses problemas passa por conhecer e problematizar o papel social da engenharia (e da tecnologia) no interior da formação capitalista, superar o positivismo e a consequente dicotomia entre teoria e prática que orientam a formação acadêmica e trazer para o processo formativo a análise da prática da engenharia de forma participativa com os diversos atores envolvidos na sua concepção e uso. Para isso é necessário conhecer com profundidade a prática da engenharia, em especial dos engenheiros e engenheiras cuja atuação já segue o caminho que defendemos. Neste trabalho, nos debruçamos em uma experiência de engenheiros-pesquisadores-extensionistas que buscam praticar uma “engenharia engajada” com demandas de grupos populares e movimentos sociais. A experiência pesquisada envolveu uma equipe de 15 engenheiros, de diferentes áreas e níveis de formação, que realizaram uma intervenção em uma Fábrica Recuperada por Trabalhadores (ERT). Seguindo os princípios da Ergonomia da Atividade, a intervenção buscou analisar e propor soluções para problemas da empresa a partir de um processo participativo, que inclui os trabalhadores em todas as etapas do seu desenvolvimento. Foi possível analisar a intervenção através da participação direta no projeto como membro da equipe (pesquisa-participante), buscando extrair contribuições para a construção da engenharia popular e para a formação em engenharia a partir da prática em situação real no contexto autogestionário. Esse processo mostrou que a atuação em engenharia que buscamos precisa superar o positivismo transmitido na academia, apoiando o desenvolvimento de habilidades para a construção coletiva de soluções emergentes e, portanto, responsáveis sociotecnicamente.
Abstract: The present work intends to contribute to the theme of engineering education, since there is a growing awareness inside and outside universities about its problems of legitimacy and credibility. We understand that these problems stem, in part, from the disconnect between academic training, the real activity of the engineer and social demands, which needs to be revealed to support a training process that is more suited to today's complex challenges. We believe that the way to overcome these problems is to know and problematize the social role of engineering (and technology) within capitalist formation, to overcome positivism and the consequent dichotomy between theory and practice that guide academic formation and bring it to the formative process the analysis of engineering practice in a participatory manner with the various actors involved in its design and use. For that, it is necessary to know in depth the practice of engineering, especially of engineers whose performance already follows the path that we defend. In this work, we focus on an experience of engineers-researchers-extension workers who seek to practice “engaged engineering” with demands from popular groups and social movements. The researched experience involved a team of 15 engineers, from different areas and levels of training, who carried out an intervention in a Factory Recovered by Workers (ERT). Following the principles of Activity Ergonomics, the intervention sought to analyze and propose solutions to company problems based on a participatory process, which includes workers at all stages of their development. It was possible to analyze the intervention through direct participation in the project as a team member (research-participant), seeking to extract contributions for the construction of popular engineering and for engineering training from practice in a real situation in the self-managing context. This process showed that the engineering work we seek needs to overcome the positivism transmitted in the academy, supporting the development of skills for the collective construction of emerging solutions and, therefore, socially and technically responsible.
Subject: Engenharia de produção
Administração - Participação dos empregados
Engenharia - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44981
Issue Date: 26-Mar-2021
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