Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44995
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andréa Horta Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169699757403101pt_BR
dc.contributor.referee1Meiriane Cristina Faria Soares Limapt_BR
dc.contributor.referee2Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorJacqueline de Almeida Souza Leitept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4102221980569058pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-08T11:46:16Z-
dc.date.available2022-09-08T11:46:16Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44995-
dc.description.resumoNo ensino de Química ainda tem predominado a ênfase na transmissão de conceitos químicos, a repetição de fórmulas didáticas, símbolos, nomes e um ensino orientado bastante orientado pelo livro didático. Ao identificar a ineficiência e a incompatibilidade do livro didático no contexto escolar que ocorreu a pesquisa foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre reações químicas considerando outros recursos pedagógicos. A sequência didática foi estruturada considerando uma abordagem mais interativa e dialógica. A escolha de abordar reações químicas se deve a sua importância para compreensão de outros conceitos em Química. A aplicação desta sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio demonstrou que as atividades realizadas pelos estudantes a partir de vídeos, simulador Phet, experiências e o quizlet otimizaram as aulas. Foram perceptíveis os avanços alcançados com as estratégias utilizadas o que foi evidenciado pelo interesse, participação e desenvoltura apresentados pelos estudantes durante as aulas de química. Isso favoreceu a compreensão dos conceitos químicos, tais como, reação química, transformações físicas, reagentes, produtos, átomos, moléculas, balanceamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectReação químicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherReações químicas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleSequência didática sobre reações químicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Jacq - após banca B-convertido.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.