Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/44995
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andréa Horta Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2169699757403101 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Meiriane Cristina Faria Soares Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Jacqueline de Almeida Souza Leite | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4102221980569058 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T11:46:16Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T11:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44995 | - |
dc.description.resumo | No ensino de Química ainda tem predominado a ênfase na transmissão de conceitos químicos, a repetição de fórmulas didáticas, símbolos, nomes e um ensino orientado bastante orientado pelo livro didático. Ao identificar a ineficiência e a incompatibilidade do livro didático no contexto escolar que ocorreu a pesquisa foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática sobre reações químicas considerando outros recursos pedagógicos. A sequência didática foi estruturada considerando uma abordagem mais interativa e dialógica. A escolha de abordar reações químicas se deve a sua importância para compreensão de outros conceitos em Química. A aplicação desta sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio demonstrou que as atividades realizadas pelos estudantes a partir de vídeos, simulador Phet, experiências e o quizlet otimizaram as aulas. Foram perceptíveis os avanços alcançados com as estratégias utilizadas o que foi evidenciado pelo interesse, participação e desenvoltura apresentados pelos estudantes durante as aulas de química. Isso favoreceu a compreensão dos conceitos químicos, tais como, reação química, transformações físicas, reagentes, produtos, átomos, moléculas, balanceamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Reação química | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Reações químicas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Sequência didática sobre reações químicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Jacq - após banca B-convertido.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.