Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45028
Type: Dissertação
Title: Plantão Psicológico na UFMG : história de um serviço
Authors: Maria Clara Rabelo Ferreira Silva
First Advisor: Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista
First Referee: Henriette Tognetti Penha Morato
Second Referee: Laura Cristina Eiras Coelho Soares
Third Referee: Claudia Lins Cardoso
Abstract: Esta pesquisa resgata a memória e a história do serviço de Plantão Psicológico do serviço-escola do curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma vez que foram identificadas várias lacunas dessa história e o perigo de essas não serem preenchidas. Na perspectiva da Psicologia Social, a memória não é meramente algo dado por si mesmo, mas diz de um todo compartilhado que sustenta e dá sentido ao que e como será lembrado e rememorado. Isto é, busca-se compreender em qual horizonte a memória se dá e como ela se constitui a partir dele. Nesse sentido, aproxima-se da Hermenêutica, que vai justamente indicar como cada época tem uma visão de mundo própria, de modo que tudo o que acontece circunscrito àquele espaço de tempo e àquele lugar é uma expressão daquela época. A metodologia utilizada, a Analítica do Sentido, propõe que são as pessoas que sustentam coletivamente as significações para o que é a realidade e o que se apresenta nela. Tais significações compartilhadas são necessariamente históricas na medida em que o que as coisas são e como elas são vão se compondo e acontecendo na convivência cotidiana e, de algum jeito, solidificando-se em modos mais habituais de uso e de lida com a realidade. O perigo que se corre nesse movimento de mundo é a perda da dimensão histórica e constitutiva de como as coisas vêm a ser o que elas são. Assim, corre-se o risco de cair em uma mera repetição de práticas sem uma compreensão clara do quanto elas são históricas e, da mesma forma que vieram a se constituir, podem ser novamente constituídas, ou seja, transformadas. Nessa lógica, o Plantão Psicológico em questão foi uma prática que se sedimentou, ao longo do tempo, pelo seu uso recorrente. Assim, mostrou-se importante revisitar sua sedimentação a fim de desvelar o processo histórico presente na sua constituição e liberá-lo, sem a ameaça de perdê- lo no esquecimento, para novas configurações e conformações. Para isso, foram realizadas 6 entrevistas com autores e atores dessa história. Após as transcrições, elas foram lidas e analisadas a fim de compor uma narrativa polifônica, costurada pela pesquisadora e atual plantonista. Como resultado desse trabalho, uma história do Plantão Psicológico da UFMG foi composta, a começar pela sua origem no Serviço de Aconselhamento Psicológico da Universidade de São Paulo (USP), passando pelos 25 anos de serviço na UFMG. Na sequência, foi constatado que, para além de diferenças estruturais ao longo desses anos, o serviço se manteve e continua sendo o mesmo. Todos os plantonistas pertencem a uma mesma comunidade de destino, isto é, compartilham valores e crenças comuns que orientaram e continuam a orientar o serviço, tais como a escuta, a presença e a disponibilidade para se encontrar com aquele que procura ajuda.
Abstract: This research intends to recover the memory and history of the Psychological Duty of the Psychology university clinic of the Psychology graduation course of the College of Philosophy and Human Sciences (FAFICH) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) since there are various gaps in this history and there is a danger of them not being filled. From the perspective of Social Psychology, memory is not merely something given by itself, but has to do with a shared whole that sustains and gives meaning to what and how things will be remembered. Thus, we seek to understand the horizon in which memory takes place and how it is constituted from it. In this sense, memory and history are akin to hermeneutics, which indicates how each epoch has its own worldview, so that everything that happens within that space of time and that place is an expression of that period. Sense analytics is the methodology used. It sustains that people collectively support the meanings for what reality is and what is presented in it. Such shared meanings are, necessarily, historical, insofar as what and how things are being composed and happening in everyday life and, somehow, solidifying into more habitual ways of using and dealing with reality. The loss of the historical and constitutive dimension of how things come to be what they are is the risk in this world movement. Thus, there is a risk of falling into a mere repetition of practices without a clear understanding of how historical they are and came to be, which means they can be constituted again, that is, transformed. In this logic, the Psychological Duty in question was a practice sedimented over time and through its recurrent occurrence. Thus, it is necessary to revisit its sedimentation in order to unveil the historical process present in its constitution, and to release it to new configurations and conformations without the threat of losing it into oblivion. In order to do this, six interviews were carried out with authors and actors of this history. They were transcribed, read and analyzed in order to compose a polyphonic narrative woven by the researcher - and current on- duty psychologist. As a result of this work, a history of the UFMG Psychological Service was composed, starting with its origin in the Psychological Counseling Service of the University of São Paulo (USP), going through the 25 years of service at UFMG. Subsequently, it was found that, in addition to structural differences over the years, the service remains the same. All on-duty psychologists and psychologists in training belong to the same destiny community, that is, they share common values and beliefs that have guided and continue to guide the service, such as listening, being present and being available to meet those who seek help.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45028
Issue Date: 11-Apr-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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