Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45041
Tipo: Dissertação
Título: Esse rio é minha rua: experiências de lazer das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu em Belém-PA
Autor(es): Douglas Carvalho Rocha
primer Tutor: Simone Aparecida Rechia
primer miembro del tribunal : Mirleide Chaar Bahia
Segundo miembro del tribunal: Cristiane Miriam Drumond de Brito
Resumen: Este estudo tem como objetivo principal investigar as experiências de lazer no contexto de jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu em Belém/PA. Para isso, buscamos ao longo da pesquisa analisar o cotidiano das experiências de lazer das crianças fora do espaço escolar, descrever os jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciadas pelas crianças, nos diferentes espaços públicos da Ilha e refletir, a partir das práticas de lazer, suas influências na cultura lúdica das crianças. Nesse contexto, situaremos o lazer como a principal categoria de análise desta pesquisa, a partir do seu entendimento como um fenômeno sociocultural. Como aporte metodológico, foi utilizado o método de observação registrado em diário de campo. Possui uma abordagem qualitativa, com um caráter exploratório e descritivo no qual se realizou o estudo, as análises, os registros e a interpretação dos fatos. Para a coleta dos dados, foi planejado a confecção de uma cartilha, onde constaram tarefas com perguntas e imagens fotográficas, em formato de dever de casa, relativas ao cotidiano dos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças da comunidade. Na análise, os desenhos propostos nas atividades e expressos no diário de campo revelam diversas formas de divertimento, como também, diversos brinquedos e brincadeiras e lugares de brincar. Nas respostas podemos perceber que embora haja uma cultura lúdica muito própria da Ilha no cotidiano de lazer das crianças, também há certa urbanidade nos brinquedos como bola, capitão américa, urso de pelúcia entre outros, muitas vezes ditado pela indústria cultural, entretanto, observamos resistências, brechas e táticas usadas por algumas crianças para suas experiências de lazer. Concluímos que o estudo permitiu conhecer a cultura lúdica da Ilha, suas experiências de lazer baseadas na sua relação cotidiana com o rio, com a mata e com universo de águas em que estão inseridos. Nesse sentido, a Ilha ainda mantém características e aspectos típicos das populações ribeirinhas, como forma própria de arranjo social, história, economia, religião, práticas lúdicas, assim como a utilização dos conhecimentos baseados nas vivências transmitidos através de suas tradições e repassado de geração em geração.
Abstract: This study has as main objective to investigate the leisure experiences in the context of games, toys and games of riverside children from Ilha do Combu in Belém/PA. For this, we sought throughout the research to analyze the daily leisure experiences of children outside the school space, describe the games, toys and games experienced by children in different public spaces on the Island and reflect, based on leisure practices, their influences on the playful culture of children. In this context, we will situate leisure as the main category of analysis in this research, based on its understanding as a sociocultural phenomenon. As a methodological support, the observation method recorded in a field diary was used. It has a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character, in which the study, analysis, records and interpretation of facts were carried out. For data collection, it was planned to prepare a booklet, which included tasks with questions and photographic images, in the format of homework, related to the daily activities of games, toys and games for children in the community. In the analysis, the drawings proposed in the activities and expressed in the field diary reveal different forms of entertainment, as well as different toys and games and places to play. In the answers, we can see that although there is a playful culture very unique to the Island in the children's daily leisure activities, there is also a certain urbanity in toys such as ball, captain america, teddy bear, among others, often dictated by the cultural industry, however, we observe resistance , loopholes and tactics used by some children for their leisure experiences. We conclude that the study allowed us to know the island's playful culture, its leisure experiences based on its daily relationship with the river, the forest and the universe of waters in which they are inserted. In this sense, the Island still maintains typical characteristics and aspects of riverside populations, as a specific form of social arrangement, history, economy, religion, recreational practices, as well as the use of knowledge based on experiences transmitted through its traditions and passed on from generation to generation.
Asunto: Crianças
Recreação
Jogos infantis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45041
Fecha del documento: 29-oct-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
VERSAO FINAL DOUGLAS.pdf5.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons