Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45056
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A literatura como elemento motivador para a intervenção pedagógica na alfabetização
Autor(es): Maria Irani de Freitas Pires Magalhães
Primeiro Orientador: Eliana Guimarães Almeida
Primeiro membro da banca : Raquel Cristina Baêta Barbosa
Segundo membro da banca: Tania Margarida Lima Costa
Terceiro membro da banca: Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Resumo: Este trabalho teve como objetivo promover uma intervenção pedagógica junto aos alunos não alfabetizados do 3º ano, proporcionando também o Letramento Literário de toda a turma. Busquei fazer com que as crianças conseguissem avançar e ao mesmo tempo pudessem sentir-se mais motivadas através da leitura e escrita de diferentes textos. Como objetivos específicos, busquei desenvolver atividades específicas para intervenção que envolvesse textos literários para atuar junto aos alunos com dificuldades na leitura e escrita; refletir com as crianças sobre as características de poema, carta e conto; elaborar sequências didáticas voltadas para a produção de poema, carta e conto; promover a leitura de gêneros textuais variados; levar as crianças a reconhecerem a finalidade dos textos lidos e oportunizar aos alunos o contato com os livros literários. A metodologia está pautada nas estratégias de leitura (SOLÉ, 1998), e no planejamento por sequências didáticas (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004). O projeto de ação contemplou os seguintes passos: apresentação de livros literários que abordávamos gêneros propostos (carta, poema e conto); elaboração de um painel com exemplos dos referidos gêneros; elaboração de atividades xerocadas direcionadas para o gênero trabalhado, além do uso do livro didático. As sequências abarcaram tanto a produção de textos pelas crianças que já dominavam o sistema de escrita alfabética como a disponibilização do alfabeto móvel aos alunos não alfabéticos para a montagem de palavras relacionadas com os textos trabalhados. Os resultados do trabalho foram percebidos, sobretudo, pelo maior interesse das crianças da turma em realizar as leituras e em desenvolver as atividades propostas. Das nove crianças que ainda estavam em processo inicial de alfabetização, seis apresentaram um desenvolvimento significativo na aprendizagem da leitura e da escrita no decorrer da aplicação do projeto. O projeto oportunizou-me conhecer autores, incentivando a leitura de títulos que levam ao conhecimento de propostas inovadoras e revolucionárias na educação que podem fazer muita diferença em nossa prática com os alunos e comunidade escolar.
Abstract: This paper aimed to promote a pedagogical intervention with the not literate students of the 3rd grade of elementary school, also providing Literary Literacy for the whole class. I tried to make the children move forward and at the same time they could feel more motivated through reading and writing different texts. As specific objectives, I sought to develop specific activities for intervention that involved literary texts to work with students with reading and writing difficulties; reflect with children on the characteristics of poem, letter and short story; elaborate didactic sequences focused on the production of a poem, letter and short story; promote the reading of varied text genres; lead children to recognize the purpose of the texts, read and provide students contact with literary books. The methodology is based on reading strategies (SOLÉ, 1998), and on planning by didactic sequences (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004). The action project included the following steps: presentation of literary books that addressed proposed genres (letter, poem and short story); elaboration of a panel with examples of the referred genres; elaboration of activities directed to the gender worked, besides the use of the didactic book. The sequences encompassed both the production of texts by children who had already mastered the alphabetic writing system and the provision of the mobile alphabet [Alfabeto Móvel] to non-alphabetical students to assemble words related to the texts worked on. The results of the work were perceived, above all, by the greater interest of the children in the class in carrying out the readings and in developing the proposed activities. Of the nine children who were still in the initial literacy process, six showed a significant development in learning to read and write during the application of the project. The project gave me the opportunity to meet authors, encouraging the reading of titles that lead to the knowledge of innovative and revolutionary proposals in education that can make a lot of difference in our practice with students and the school community.
Assunto: Intervenção pedagógica
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Alfabetização
Letramento
Literatura infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45056
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A LITERATURA COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.