Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45107
Type: Dissertação
Title: Possibilidade de desenvolvimento da oralidade por meio da transposição do gênero resenha para gênero videocast
Authors: Geizielle Nathália França Athouguia
First Advisor: Luiz Francisco Dias
First Referee: Carla Viana Coscarelli
Second Referee: Regina Lúcia Peret Dell Isola Denardi
Abstract: A presente pesquisa mostra a importância de se buscar alternativas para desenvolver a oralidade no ambiente escolar. A proposta aqui apresentada faz uso das novas tecnologias da informação e comunicação, inclusive do aparelho celular, nas aulas de língua portuguesa, visando diversificar o trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta pesquisa é verificar e analisar a possibilidade de se desenvolver a oralidade por meio da transposição do gênero resenha para o gênero videocast, passando pelo processo de forma intertextual, ou seja, através da criação de novos textos a partir de outros já existentes, como postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada consiste de revisão bibliográfica, questionário, grupo focal, aplicação de uma sequência didática composta pela produção inicial (uma resenha em vídeo), oficinas de aplicação, criação de resenhas, com posterior transposição para o videocast e entrevista semiestruturada. Como considerações desta pesquisa vimos que a inclusão de novas metodologias que utilizam diferentes mídias, nas aulas de língua portuguesa, é capaz de atrair os alunos a trabalharem e a pensarem a linguagem como uma forma de expressão de suas ideias. Isso colabora com a aquisição de autonomia e segurança na produção de seus textos, em um formato diferenciado do tradicional, como, por exemplo, o videocast, e uma possibilidade de abordagem e desenvolvimento da competência comunicativa-oral por meio da tecnologia.
Abstract: The present research shows the importance of looking for alternatives to develop orality in the school environment. The present proposal makes use of the new information and communication technologies, including the cellular apparatus, in the Portuguese language classes, aiming to diversify the work with the textual genres. The objective of this research is to verify and analyze the possibility of developing orality through the transposition of the genre review for the videocast genre, through the process, in an intertextual way, that is, through the creation of new texts from other existing ones, as postulated by the National Curricular Parameters (1998). The methodology used consists of bibliographical review, questionnaire, focus group, application of a didactic sequence composed of the initial production (a video review), application workshops, creation of reviews, later transposition to the videocast and semi-structured interview. Considering this research, we have seen that the inclusion of new methodologies using different media in Portuguese language classes is able to attract students to work and think language as a form of expression of their ideas. This contributes to the acquisition of autonomy and security in the production of their texts, in a format different from the traditional, such as videocast, and a possibility of approach and development of oral-communicative competence through technology.
Subject: Produção de textos
Gêneros Textuais
Elaboração de resenhas – Técnica
Arte de rua
Vídeos para internet
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45107
Issue Date: 28-Jun-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado versão final_Geizielle_Athouguia.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.