Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45107
Type: | Dissertação |
Title: | Possibilidade de desenvolvimento da oralidade por meio da transposição do gênero resenha para gênero videocast |
Authors: | Geizielle Nathália França Athouguia |
First Advisor: | Luiz Francisco Dias |
First Referee: | Carla Viana Coscarelli |
Second Referee: | Regina Lúcia Peret Dell Isola Denardi |
Abstract: | A presente pesquisa mostra a importância de se buscar alternativas para desenvolver a oralidade no ambiente escolar. A proposta aqui apresentada faz uso das novas tecnologias da informação e comunicação, inclusive do aparelho celular, nas aulas de língua portuguesa, visando diversificar o trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta pesquisa é verificar e analisar a possibilidade de se desenvolver a oralidade por meio da transposição do gênero resenha para o gênero videocast, passando pelo processo de forma intertextual, ou seja, através da criação de novos textos a partir de outros já existentes, como postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada consiste de revisão bibliográfica, questionário, grupo focal, aplicação de uma sequência didática composta pela produção inicial (uma resenha em vídeo), oficinas de aplicação, criação de resenhas, com posterior transposição para o videocast e entrevista semiestruturada. Como considerações desta pesquisa vimos que a inclusão de novas metodologias que utilizam diferentes mídias, nas aulas de língua portuguesa, é capaz de atrair os alunos a trabalharem e a pensarem a linguagem como uma forma de expressão de suas ideias. Isso colabora com a aquisição de autonomia e segurança na produção de seus textos, em um formato diferenciado do tradicional, como, por exemplo, o videocast, e uma possibilidade de abordagem e desenvolvimento da competência comunicativa-oral por meio da tecnologia. |
Abstract: | The present research shows the importance of looking for alternatives to develop orality in the school environment. The present proposal makes use of the new information and communication technologies, including the cellular apparatus, in the Portuguese language classes, aiming to diversify the work with the textual genres. The objective of this research is to verify and analyze the possibility of developing orality through the transposition of the genre review for the videocast genre, through the process, in an intertextual way, that is, through the creation of new texts from other existing ones, as postulated by the National Curricular Parameters (1998). The methodology used consists of bibliographical review, questionnaire, focus group, application of a didactic sequence composed of the initial production (a video review), application workshops, creation of reviews, later transposition to the videocast and semi-structured interview. Considering this research, we have seen that the inclusion of new methodologies using different media in Portuguese language classes is able to attract students to work and think language as a form of expression of their ideas. This contributes to the acquisition of autonomy and security in the production of their texts, in a format different from the traditional, such as videocast, and a possibility of approach and development of oral-communicative competence through technology. |
Subject: | Produção de textos Gêneros Textuais Elaboração de resenhas – Técnica Arte de rua Vídeos para internet |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45107 |
Issue Date: | 28-Jun-2018 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado versão final_Geizielle_Athouguia.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.