Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/45114
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Trabalhando com vocabulário: o desenvolvimento de habilidades básicas em inglês mediado por computador no ensino público |
Autor(es): | Marcilene Meire de Andrade |
primer Tutor: | Luciana de Oliveira Silva |
Resumen: | Leffa (2006, p.17) descreve que “ninguém aprende sozinho, como também ninguém cresce, vive, sofre ou morre sozinho; estamos sempre agindo e reagindo com o contexto que nos cerca”. Desta forma, inicialmente é necessário descrever o contexto atual do ensino público que é uma realidade não tão favorável para o ensino de Inglês por meio de novas tecnologias digitais. A escola pública, em grande parte, ainda não está preparada para o uso do computador e da internet como parte integrante do aprendizado. Há escolas que não possuem sequer computadores para o uso dos alunos, e as que possuem têm seus computadores muitas vezes mantidos trancados. O acesso dos professores é restrito por parte da direção. Além disso, há problemas com a manutenção das máquinas, já que não há técnicos disponíveis, o que faz com que o número de computadores seja cada vez mais reduzido pela má conservação. Sistemas operacionais limitados e internet com baixa velocidade são fatores que dificultam cada vez mais a interatividade com o ambiente digital em aulas da rede pública. Entretanto, como é preciso reagir a este contexto que nos cerca, foram escolhidos os alunos do ensino fundamental de uma escola da rede Municipal, na qual trabalho, para participar desse desafio de interagir as aulas de Inglês com o ambiente virtual. A situação do laboratório de informática desta escola se enquadra na triste realidade apresentada acima: poucos computadores disponíveis para a utilização, falta de manutenção, sistema operacional ruim, internet lenta e uso restrito para os professores. Por se tratar de uma comunidade carente, possivelmente alguns alunos ainda estão longe do ambiente virtual. Em meio a tantas questões desfavoráveis ao ensino, há um fator favorável e de suma importância para a aplicação desse projeto que é a vontade de levar a esses aprendizes um pouco de interatividade com novas tecnologias e aumentar o interesse dos alunos em aprender Inglês. Ademais, o uso de ferramentas digitais no aprendizado de Inglês agrega maior qualidade ao ensino. |
Asunto: | Línguas – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45114 |
Fecha del documento: | 21-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcilene Meire de Andrade elmc projeto aprovado.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.