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dc.contributor.advisor1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050402328968536pt_BR
dc.creatorVinícius Amado de Oliveira Ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459115389041236pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-12T23:00:23Z-
dc.date.available2022-09-12T23:00:23Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45116-
dc.description.resumoO progresso da tecnologia tem mudado a forma de viver da sociedade em diversos aspectos. Novas profissões surgiram e antigas profissões foram reconfiguradas, como webdesigners e especialistas em vendas online. Hoje, através da mediação de artefatos digitais, a comunicação ocorre de forma direta e imediata e o acesso à informação é quase ilimitado. As mudanças ocorridas nos últimos anos reorganizaram a comunicação, a forma de compartilhamento da informação e trouxeram, ainda, a necessidade de atualização de diversas instituições, estando entre elas a escola, que já não é o único local onde o conhecimento é difundido. Além disso, graças a essas mudanças, os professores não são mais os principais detentores do conhecimento, que por conta da web se encontra mais facilmente acessível em outros ambientes além do escolar. Embora boa parte da população mundial ainda esteja excluída do acesso à rede (segundo estatísticas da ONU1 , em 2013, mais de quatro bilhões de pessoas não tinham acesso a ela), diversas instituições ao redor do mundo se esforçam para que esse quadro mude. Por exemplo, em território nacional, temos, de um lado, o Marco Civil da Internet, que regulamenta e garante o acesso a internet; de outro lado, diretrizes do Ministério da Educação que integram o trabalho com tecnologia em sala de aula. Assim, é preciso que professores estejam prontos para usar recursos digitais em suas aulas e despertar em seus alunos conhecimentos básicos sobre a internet, atendendo a essas demandas e garantindo inclusão digital. Além disso, frente às diversas mudanças, a mídia não é a única responsável por divulgar notícias, embora ainda mantenha grande domínio sobre elas. Graças às redes sociais, hoje, as notícias são difundidas e comentadas por pessoas das mais diversas camadas da sociedade, que podem ver e emitir diferentes opiniões sobre um determinado assunto. Essa nova forma de acesso à informação requer diferentes meios de organização do espaço escolar, métodos de planejamento e inovações na formação de professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCLACpt_BR
dc.subjectTrabalho com gêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLínguas – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO trabalho com gêneros textuais em um fórum virtual como extensão de aulas presenciais de um curso de línguaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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