Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45149
Type: Tese
Title: IMPACTOS DA DISPONIBILIDADE DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES SOBRE A PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA
Authors: Ricardo Augusto Oliveira Santos
First Advisor: Ricardo Silveira Martins
First Co-advisor: Pedro Vasconcelos Maia do Amaral
First Referee: Marco Aurélio Marques Ferreira
Second Referee: Peter Fernandes Wanke
Third Referee: Cárliton Vieira dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Andréa Souza Santos
Abstract: Os impactos da disponibilidade dos sistemas de transporte de carga como rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e dutovias sobre a produtividade da atividade econômica existem, e até então não foram constatados. Esse efeito intriga políticos e pesquisadores e é debatida constantemente, em função da importância para o crescimento econômico Índice de Produtividade Logística (WB, 2007), Global Competitiviness Index (WEF, 2009) e estudos de Barilla et al. (2020), Nilsen et al., (2017a), Mitra et al. (2016) e Cantos et al. (2005) não relacionam essa relação para o transporte de cargas levando em consideração aspectos espaciais/geográficos, conduzindo a compreensões viesadas e/ou equivocadas. Esse trabalho contribui com a aplicação de modelo matemático baseado em econometria espacial para avaliar a disponibilidade de infraestrutura de transportes e os possíveis impactos na atividade econômica. Utilizou-se do conceito econômico da Produtividade Total dos Fatores (PTF) como medida de disponibilidade da infraestrutura das modalidades de transporte de carga na atividade econômica. Como metodologia complementar, utilizou-se a modelagem não-paramétrica da Análise Envoltória de Dados - DEA para identificar a performance entre as unidades de análise e a relevância das modalidades de transportes apontado oportunidades de melhoria no transporte de carga em relação a atividades econômicas de interesse. Constatou-se que, os achados metodológicos contribuem para identificar o impacto por modalidade do sistema de transportes de carga e o efeito na atividade econômica de interesse. Permitiu ainda, comparações de produtividade entre regiões geográficas, no âmbito da disponibilidade de infraestrutura para os sistemas de transportes de carga para atividades econômicas regionais. Como resultado da metodologia proposta, a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) do estado de Minas Gerais, constatou-se estatisticamente a formação de cluster econômico (variável PIB) entre os municípios Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia para o ano de 2017, além cluster investimentos em infraestrutura de transportes para Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano e Santa Luzia e de cluster de trabalhadores em transportes para Belo Horizonte e Contagem. As modalidades de transporte rodoviária, ferroviária, aérea e dutoviária não apresentaram significância estatística para a formação de clusters regionais de transportes. A atividade econômica da Indústria extrativista apresentou dependência espacial regional (modelo de LAG) com PTF (9,13%) para RMBH e relevância para as variáveis de investimento em infraestrutura e para o transporte nas modalidades rodoviária e aérea. A indústria da transformação apresentou PTF (9,5%), comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas apresentou PTF (7,8%), transporte, armazenagem e correios apresentou PTF (10,15%) e a construção apresentou PTF (10,6%), cujo modelos não apresentaram dependência espacial, e foram estimados pelo modelo de Mínimo Quadrados Ordinários (MQO). Ao comparar o desempenho municipal para a disponibilidade de infraestrutura dentre sistemas de transportes da RMBH, os municípios que apresentam melhores indicadores para infraestrutura existente foram, em ordem Betim, Nova Lima, Contagem, Belo Horizonte e Santa Luzia.
Abstract: The impacts of the availability of cargo transport systems such as highways, railways, airports, ports, and pipelines on the productivity of economic activity exist, and so far, have not been verified. This effect intrigues politicians and researchers and is constantly debated, due to the importance of economic growth Logistic Productivity Index (WB, 2007), Global Competitiveness Index (WEF, 2009), and studies by Barilla et al. (2020), Nilsen et al., (2017a), Mitra et al. (2016) and Cantos et al. (2005), that do not relate this relationship to cargo transport, taking into account spatial/geographical aspects, leading to biased and/or mistaken understandings. This work contributes to the application of a mathematical model based on spatial econometrics to assess the availability of transport infrastructure and the possible impacts on economic activity. The economic concept of Total Factor Productivity (TFP) was used as a measure of the availability of the infrastructure of the modalities of cargo transport in economic activity. As a complementary methodology, the non-parametric modeling of Data Envelopment Analysis - DEA was used to identify the performance between the units of analysis and the relevance of the modes of transport, pointing out opportunities for improvement in cargo transport in relation to economic activities of interest. It was found that the methodological findings contribute to identifying the impact of the modality of the freight transport system and the effect on the economic activity of interest. It also allowed productivity comparisons between geographic regions, within the scope of infrastructure availability for cargo transport systems for regional economic activities. As a result of the proposed methodology, in the metropolitan region of Belo Horizonte (RMBH) in the state of Minas Gerais, it was statistically found the formation of an economic cluster (variable GDP) between the municipalities Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, and Santa Luzia for the year 2017, in addition to cluster investments in transport infrastructure for Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano and Santa Luzia and a cluster of transport workers for Belo Horizonte and Contagem. The modes of road, rail, air, and pipeline transport did not show statistical significance for the formation of regional transport clusters. The economic activity of the Extractive Industry showed regional spatial dependence (LAG model) with TFP (9.13%) for RMBH and relevance for the variables of investment in infrastructure and for transport in the road and air modes. The manufacturing industry presented TFP (9.5%), commerce; repair of motor vehicles and motorcycles presented TFP (7.8%), transport, storage, and mail presented TFP (10.15%), and construction presented TFP (10.6%), whose models did not show spatial dependence, and were estimated by the Ordinary Least Squares (OLS) model. When comparing the municipal performance for the availability of infrastructure among the transport systems of the RMBH, the municipalities that present the best indicators for existing infrastructure were, in order, Betim, Nova Lima, Contagem, Belo Horizonte, and Santa Luzia.
Subject: Armazenamento e transporte de cargas
Econometria
Geografia econômica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45149
Issue Date: 25-Jul-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.