Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45173
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação tecnológica: novas perspectivas e desafios postos pelas transformações na educação
Autor(es): Talita Siqueira de Souza
Primeiro Orientador: Diogo Alves de Faria Reis
Primeiro membro da banca : Santer Alvares de Matos
Resumo: A utilização de novas ferramentas na prática docente e a implementação de novas estratégias na construção de uma aprendizagem significativa perpassa muito mais do que o conhecimento de recursos tecnológicos que podemos lançar mão permitindo momentos de ensino e aprendizagem que estejam alinhados com as novas tecnologias. É importante pensar em uma nova postura profissional, no aprendizado e na implementação de novas estratégias de ensino. Tudo isso é relevante, no entanto, é imprescindível enxergar esse aluno, encontrar caminhos para alcançar o ensino de qualidade e que seja especialmente único para cada discente. A educação em constante evolução, personificada em uma prática docente que respeita e se apropria do novo permitindo sempre novos caminhos nos processos de ensinar e aprender. As sequências didáticas apresentadas a seguir trazem recursos que como facilitadores dos processos de ensino aprendizagem, podem se ampliar na prática possibilitando novas intervenções. Dessa forma, com temas bem variados veremos na primeira sequência didática, a moda como expressão de arte onde será abordado um tema que até então era visto de maneira restrita a um setor da sociedade; a segunda sequência didática, alfabetização lúdica, apresenta estratégias de ensino, com novos recursos e objetos de aprendizagem buscando se reinventar, alinhando a prática aos novos alunos que já estão familiarizados à tantos recursos tecnológicos desde muito cedo; a terceira sequência foi pensada na abordagem do tema da consciência negra, que deve ser estudada e debatida de maneira profunda e com novas estratégias possibilitando a apropriação desse patrimônio cultural brasileiro; na quarta sequência, para trabalhar o gênero textual: texto instrucional, apropriamos de um recurso tão comum nos nossos dias. Buscar instruções por vídeos na Internet é algo muito corriqueiro e a produção desse trabalho possibilitará a compreensão do tema além de explorar uma linguagem tão difundida entre os jovens. Na quinta sequência, trazendo para sala de aula as redes sociais que dialogam com todos os públicos e idades utilizada como recurso facilitador do ensino e aprendizagem na elaboração de textos.
Abstract: The use of new tools in teaching practice and the implementation of new strategies in the construction of meaningful learning goes far beyond the knowledge of technological resources that we can use, allowing moments of teaching and learning that are aligned with the new technologies. All of this is relevant; however, it is essential to see this student, find ways to achieve quality education and that it is especially unique for each student. Education in constant evolution, personified in a teaching practice that respects and appropriates the new, always allowing new paths in the processes of teaching and learning. The didactic sequences presented below bring resources that, as facilitators of the teaching-learning processes, can be extended in practice, enabling new interventions. Thus, with very varied themes, we will see in the first didactic sequence, fashion as an expression of art where a topic that until then was seen in a restricted way to a sector of society will be approached; the second didactic sequence, playful literacy, presents teaching strategies, with new resources and learning objects seeking to reinvent itself, aligning the practice to new students who are already familiar with so many technological resources from an early age; the third sequence was designed to address the theme of black conscience, which must be studied and debated in depth and with new strategies enabling the appropriation of this Brazilian cultural heritage; in the fourth sequence, to work on the textual genre: instructional text, we have appropriated such a common resource today. Searching for video instructions on the internet is very common and the production of this work will make it possible to understand the topic in addition to exploring a language so widespread among young people. Finally, the fifth sequence, bringing to the classroom the social networks that dialogue with all audiences and ages used as a resource to facilitate teaching and learning in writing texts.
Assunto: Educação tecnológica
Prática docente
Objetos de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45173
Data do documento: 25-Set-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Talita Siqueira de Souza.pdf891.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons