Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45197
Tipo: Artigo de Evento
Título: Qualidade de diagramas de corpo livre e experiências educativas em aulas de física
Autor(es): Alexandre Fagundes Faria
Arnaldo Vaz
Resumo: Anterioremente, identificamos dois grupos de estudantes que tiveram experiências educativas em aulas de física nas quais elaboraram diagramas de corpo livre (DCL) de objetos em situações diversas. Agora, relatamos os resultados de uma pesquisa sobre a qualidade dos DCLs produzidos por aqueles mesmos grupos. Queríamos saber se a qualidade dos DCLs nos informa sobre a qualidade das experiências educativas dos estudantes em suas aulas de física. Participaram oito estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública Federal. Fotografamos os DCLs elaborados pelos estudantes. Recorremos a rubricas encontradas na literatura de pesquisa; sistema que permite avaliar a qualidade dos DCLs dos estudantes. Os resultados indicam que a qualidade dos DCLs nada diz sobre as experiências dos estudantes no processo de construção desses diagramas.
Assunto: Inscrições Científicas
Diagrama de Corpo Livre
Experiência Educativa
Ensino de Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45197
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0462-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_Qualidade de diagramas de corpo livre e experiências educativas em aulas de física.pdf651.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.