Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45225
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Literatura e sociedade no facebook: da palavra alheia dos outros à minha palavra
Autor(es): Diego Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Resumo: Embora considerado uma ferramenta importante para a humanização do homem, além do seu engajamento, o discurso literário, tal como abordado nas escolas de Educação Básica, especificamente as de Ensino Médio, parece não ser explorado sob essa sua potencialidade. Antes, ocupa um lugar não por acaso estéril na sala de aula, ao menos, em uma quantidade significativa delas, em que os alunos deixam de amadurecer sensivelmente, por sua parca exposição a atividades de letramento literário, e, de modo previsível, afastam-se da literatura, ou da leitura de obras literárias, após sua escolarização. Por isso, conforme sugerem algumas pesquisas sobre o hábito / comportamento de leitura entre os brasileiros, a exemplo da que o Instituo Pró-Livro tem implementado nessas duas últimas décadas (2001, 2008, 2011 e 2016), há de se problematizar essa relação entre o tempo, a leitura (literária) e os leitores, para otimizá-la. Um empreendimento do qual os professores não podem prescindir – sobretudo em uma era em que a diversidade local e a conectividade global atuam na reconfiguração do paradigma de construção do conhecimento, requerendo um novo éthos – e os levam à elaboração / execução de projetos didático-pedagógicos como este, que, dentre outros objetivos, assume o de favorecer a investigação do discurso literário hoje (re) produzido nas redes sociais virtuais, e a dos sistemas de ideias e das relações sociais a ele coexistentes, em um trabalho de detecção das influências mútuas entre texto literário e o ambiente sócio-histórico-cultural de sua inscrição. Não obstante, essa inciativa importa também pela discussão que eventualmente pode suscitar entre os próprios professores a respeito das concepções de linguagem / língua / literatura, de aprendizagem e de avaliação capazes de responder às necessidades, interesses e satisfações humanas reais, sob um projeto mais inclusivo, igualitário, de educação. De modo que, em relação a este projeto didático-pedagógico, seu maior objetivo é o de indicar, interpretar, propor a formação do leitor literário no Ensino Médio, a partir de uma determinada perspectiva teórico-metodológica, sem, com isso, engessar percursos e esterilizar processos.
Assunto: Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45225
Data do documento: 17-Jul-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador / EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto didático-pedagógico (PDP).pdf449.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.