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Type: Artigo de Periódico
Title: Relações entre dimensões da experiência, satisfação, recomendação e intenção de retornar: a percepção de participantes de evento cultural
Other Titles: Relationship among dimensions of experience, satisfaction, word-of-mouth and intention to return: the perception of participants of a cultural event
Authors: Raquel Lobuono
Marlusa de Sevilha Gosling
Carlos Alberto Gonçalves
Sandro Alves de Medeiros
Abstract: A experiência de consumo ganhou importância na área de marketing nas últimas décadas. No entanto, a mensuração dessa dimensão ainda é recente e restrita em relação a sua aplicabilidade. Diversos autores elaboraram escalas que medem a experiência de consumo no contexto das marcas, eventos esportivos e eventos turísticos. Os eventos podem ser utilizados como meio de promoção das experiências porque os consumidores têm a chance de se envolver em atividades que não são possíveis nas suas vidas diárias. O evento objeto de estudo do presente trabalho é a Virada Cultural 2014 de Belo Horizonte, evento cultural realizado pela segunda vez consecutiva na capital mineira durante um final de semana. O estudo buscou compreender as experiências dos participantes da Virada Cultural a partir de uma escala de experiência memorável turística elaborada e testada em outro trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa por meio a aplicação de um survey durante o evento. Os principais resultados foram (1) a dimens ão hedonismo foi a mais impactante para Experiência Memorável e a Cultur a Local como a menos impactante; (2) a relação positiva e significante entre Experiência Memorável e satisfação e (3) a relação positiva e significante entre Satisfação e Intenção de Retorno nas próximas edições e a Recomendação boca a boca para pessoas próximas.
Abstract: Consumer experience has gained importance in marketing in recent decades. However, measurement of that dimension regarding its applicability is still new and insufficient. Several authors have developed scales for measuring consumer experience in the context of brands, sports and tourism. Events can be used as a path to promoting experiences, becaus e consumers have the chance to engage in activities that are not usual in their daily lives. The object of this paper is to study the Virada Cultural de Belo Horizonte 2014, a cultural event held for the second time in Belo Horizonte. The study aimed to un derstand the experiences of participants at Virada Cultural from a range of dimensions of memorable tourist experiences already tested. For this, we held a descriptive research with a quantitative approach through the application of a survey during the eve nt. The main results were: (1) hedonism dimension was the most influencing factor to Memorable Experience while Local Culture was the least influencing one; (2) there is positive and significant relationship between Memorable Experience and Satisfaction, a nd (3) there is positive and significant relationship between Satisfaction and Intention to Returning and Word of Mouth recommendation.
Subject: Lazer e cultura
Entretenimento
Consumo
Marketing
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5585/podium.v5i2.158
URI: http://hdl.handle.net/1843/45227
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uninove.br/podium/article/view/9516/4260
metadata.dc.relation.ispartof: Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
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