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Tipo: Tese
Título: Museus e memórias da repressão e da resistência no Brasil: um estudo sobre documentos, justiça de transição e os espaços de rememoração
Título(s) alternativo(s): Museums and memories of repression and resistance in Brazil: a study of documents, transitional justice and spaces for remembrance
Autor(es): Felipe Eleutério Hoffman
primer Tutor: Maria Guiomar da Cunha Frota
primer miembro del tribunal : Luiz Henrique Assis Garcia
Segundo miembro del tribunal: Fabrício José Nascimento da Silveira
Tercer miembro del tribunal: Priscilla Arigoni Coelho
Cuarto miembro del tribunal: Yara Mattos
Quinto miembro del tribunal: Rogério Luis Massensini
Resumen: Em diversos países no contexto da história recente, acontecimentos como o Holocausto, o Apartheid, o Onze de Setembro, e os períodos ditatoriais na América Latina, têm gerado uma obrigação de se prestar contas ao passado, principalmente através de uma necessidade de demarcar a materialidade destes acontecimentos no espaço com a criação de lugares de memória. O surgimento de museus e memoriais que lidam com as memórias da repressão e resistência nos contextos ditatoriais dos países latino americanos do Cone Sul acompanha este contexto global em que se observa a criação de um número crescente de instituições de informação e memória que adotam as causas locais com relação aos direitos humanos como questão principal de sua missão institucional. O objetivo geral da tese foi analisar o surgimento de instituições museais em contextos de justiça transicional com foco por sobre a realidade brasileira. Nesta direção foram selecionados como objeto de análise os instrumentos que norteiam o estabelecimento de uma política de reparação, memória e verdade no país, tendo como centralidade a criação de espaços de memória relacionados ao período da ditadura militar que se deu no Brasil entre os anos de 1964-1985. No plano empírico foram selecionados como corpus documental as diretrizes dos Programas Nacionais de Direitos Humanos e os relatórios finais das comissões da verdade criadas em território nacional. Como referencial teórico, adotou-se os conceitos de informação, memória, direitos humanos e justiça de transição em suas relações com o estabelecimento destas instituições principalmente ao considerar estes espaços como ferramentas para o entrecruzamento entre as memórias individuais destes eventos e a construção de uma memória coletiva ou pública sobre os acontecimentos.
Abstract: In several countries in the context of recent history, events such as the Holocaust, Apartheid, 9/11, and the dictatorial periods in Latin America have generated an obligation of accountability to the past mainly through the need to demarcate the materiality of these events in space with the creation of places of memory. The emergence of museums and memorials that deal with memories of repression and resistance in the dictatorial contexts of the Latin American countries of the Southern Cone, follows this global context in which we observe the creation of an increasing number of information and memory institutions that adopt the local causes regarding human rights as the main issue of its institutional mission. The general objective of this thesis was to analyze the emergence of museum institutions in contexts of transitional justice with a focus on the Brazilian reality. In this direction, the instruments that guide the establishment of a policy of memory, truth and reparation in the country were selected as the object of analysis, having as centrality the creation of memory spaces related to the period of the military dictatorship that took place in Brazil between the years 1964-1985. At the empirical level, the guidelines of the National Human Rights Programs and the final reports of the truth commissions created in the national territory were selected as a documentary corpus. As a theoretical framework, the concepts of information, memory, human rights and transitional justice were adopted in their relations with the establishment of these institutions mainly when considering these spaces as tools for the intercrossing between the individual memories of these events and the construction of a collective or public memory about them.
Asunto: Ciência da Informação
Museus
Brasil - história 1964-1985
Museus - aspectos sociais
Ditadura - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45240
Fecha del documento: 25-sep-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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