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http://hdl.handle.net/1843/45263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ana Cristina Ribeiro Vaz | pt_BR |
dc.creator | Emerson Antônio Junio Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Laura Signorini Rossi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T18:32:01Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T18:32:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 988 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1000 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45263 | - |
dc.description.resumo | Preocupada com a repercussão do chamado, Jogo Baleia Azul no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) uma estudante do nono ano de escolarização decidiu aprofundar seus conhecimentos sobre o referido fenômeno, no Brasil e no mundo, através de uma pesquisa em sites diversos. O jogo, supostamente criado, em 2013, pelo russo Filipp Lis Budeykin, é composto por 50 desafios sendo alguns mais conhecidos do que outros, como por exemplo, desenhar uma baleia com a navalha no braço. Percebeu-se pela pesquisa que a prática do jogo está mais relacionada a adolescentes com quadro de depressão ou a outros problemas psiquiátricos. No Brasil, os supostos casos da incidência do Jogo Baleia Azul estão relacionados à questões de saúde mental dos jovens jogadores, aliados a casos policiais; levando aos familiares o pânico e aumentando o alerta sobre vários hospitais pelo país, que vem evidenciando cada vez mais suicídios, sobretudo entre adolescentes. Entre os anos de 1980 e 2014, de acordo com a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), os casos de suicídio aumentaram em 26% (BEDINELLI e MARTÍN, 2017). A estudante no dia do evento entregará um folder explicando sobre o que é o Jogo Baleia Azul. No folder também será evidenciado algumas ações de como ajudar as pessoas que estão praticando o ato ou pensando em praticá-lo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Baleia Azul | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Depressão em adolescentes | pt_BR |
dc.title | Baleia azul, "o joguinho" do século XXI? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2560-1091 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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File | Description | Size | Format | |
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Baleia azul, o joguinho do século XXI.pdf | 408.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
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