Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45276
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorJúlia Araújo Tiso Mudrikpt_BR
dc.creatorPaula Gabrielle de Souza Jácomept_BR
dc.creatorJonathan Simões Freitaspt_BR
dc.creatorMárcio Augusto Gonçalvespt_BR
dc.creatorRaoni Barros Bagnopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T13:17:28Z-
dc.date.available2022-09-19T13:17:28Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.issn2318-6968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45276-
dc.description.resumoEm um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação e o desenvolvimento contínuo de novos produtos são atividades essenciais para que as empresas sobrevivam ao longo do tempo. Nesse contexto, várias ferramentas que visam auxiliar e melhorar o desempenho dessas atividades foram desenvolvidas e são utilizadas pelas empresas. É crescente o número de estudos que buscam compreender os padrões (i.e. as ferramentas mais usadas) e os fatores determinantes da adoção dessas ferramentas em diferentes tipos de empresas e países, e a sua relação com o sucesso das inovações. Entre os fatores identificados estão a estratégia de inovação adotada, o grau de formalização do processo, a complexidade da ferramenta, o tamanho da empresa, entre outros. O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre os fatores determinantes da adoção das ferramentas de inovação e iniciar a avaliação dos padrões de adoção no contexto brasileiro. Através de um levantamento bibliográfico, as ferramentas e fatores mais citados pela literatura são apresentados. A partir desse levantamento, um questionário foi desenvolvido e aplicado em alunos do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Constatou-se que as ferramentas mais utilizadas são o Brainstorming, a Gestão de portfólio, o Grupo foco e o Planejamento de cenários. Além disso, algumas das ferramentas mais citadas pela literatura se mostraram desconhecidas para os respondentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produtopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da Inovaçãopt_BR
dc.subjectGestão de Desenvolvimento de Produtospt_BR
dc.subjectFerramentas de Gestãopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.titlePadrões e fatores determinantes da adoção de ferramentas de gestão da inovação: um levantamento com praticantes no contexto de um mestrado profissional em inovaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externa10.5151/cbgdp2017-043pt_BR
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