Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45303
Type: Monografia (especialização)
Title: A inserção de uma plataforma digital como extensão de um curso presencial em língua inglesa
Authors: Isabella de Gregório Santos
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
Abstract: As transformações no processo de ensino e aprendizagem sempre foram reflexos das transformações no quadro socioeconômico e cultural. A sociedade de consumo atual reconhece as TICs – tecnologias de informação e comunicação – como recursos de fácil acesso que podem ser utilizados para realizar até mesmo tarefas simples e rotineiras, como deixar um bilhete para alguém. E por que muitos ainda negam as TICs como aliadas didáticas? Até quando a utilização de ferramentas didáticas tecnológicas deixará de representar uma expectativa para os alunos e um pavor para os professores? O ensino de línguas, como o de qualquer outro conteúdo escolar, não deve acontecer pela simples sistematização da língua. Ele deve ser, antes de mais nada, a porta para o conhecimento de uma linguagem imbricada em valores, cultura e história. As TICs, além de estratégias de consumo para um público-alvo moderno e informatizado, proporcionam a construção de sentidos e vivência de leituras sintonizadas com a atualidade. A atitude hipertextual (conceito que será exposto na próxima seção) da busca do conhecimento dos alunos de hoje demanda que eles tenham acesso às linguagens e informações que circulam no nosso meio e “é pré-requisito indispensável para que se possa processar a crítica da realidade e, consequentemente, da sociedade atual” (TEIXEIRA, 2007, p. 84). Dentro desta realidade, a criação deste curso de extensão online sugere um lugar para a prática extra e efetiva de habilidades escritas, auditivas, gramatical e de leitura dentro de contextos diversos e atuais. Deve-se levar a prática da língua-alvo para além da sala de aula pensando sempre na sua união, a união do conhecimento de mundo e o lugar comum onde a socialização ocorre. Em um ambiente informal ao qual os alunos já estejam inseridos como forma de entretenimento e ponto de encontro, torna-se atrativo ao professor encontrar mecanismos de compreensão e internalização das habilidades que se denominam letramento digital e das habilidades da língua pelo aprendiz moderno.
Subject: Línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45303
Issue Date: 16-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.