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http://hdl.handle.net/1843/45306
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Região, população e transportes em Minas Gerais na era Vargas. as contradições da era ferroviária e as correlações entre infraestrutura viária, território heterogêneo e a distribuição e mobilidade populacional |
Authors: | Marcelo Magalhães Godoy Lidiany Silva Barbosa Thiago Antônio da Silva Camini Diego Ferreira Fonseca Danielle Cristina Gomes Correa |
Abstract: | O artigo consolida os resultados de pesquisa que se fundamentou em um expressivo conjunto de dados inéditos sobre o sistema de transportes de Minas Gerais na Era Vargas e que se orientou por dois objetivos principais: i. demonstrar as contradições da era ferroviária em formação regional heterogênea e as decorrentes implicações nos processos de integração intra e inter-regional; ii. estabelecer conexões entre o caráter e o alcance da primeira modernização dos transportes e os aspectos de estrutura e dinâmica demográfica. Constatou-se a persistência da infraestrutura viária tradicional mineira no final da década de 1930. Os processos de industrialização, urbanização, expansão do capitalismo no campo, mudança social e migrações intra e inter-regionais, em curso no Brasil desde as primeiras décadas do século XX, foram condicionados em Minas Gerais pelo grau de desenvolvimento dos transportes ou pelo não rompimento de padrões tradicionais de circulação, em geral, e de mobilidade populacional, em particular. |
Abstract: | This article consolidates the results of a research based on a significant set of new data about the Minas Gerais transportation system during the Vargas Era, and was guided by twomain objectives: i. demonstrate the contradictions of the rail era in heterogeneous regional formation, and the resulting implications for intra- and inter-regional integration processes; ii. establish connections between the character and range of the first modernization of transportation, and aspects of the demographic structure and dynamics. It found the persistence of traditional Minas Gerais’ road infrastructure in the late 1930s. The processes of industrialization, urbanization, expansion of capitalism in the countryside, social change, and intra- and inter-regional migration, undergone in Brazil since the early decades of the twentieth century, have been conditioned in Minas Gerais by the degree of transportation development or by the non disruption of traditional patterns of circulation in general, and population mobility in particular. |
Subject: | Transporte Integração regional Minas Gerais Transporte ferroviário Infraestrutura de transporte |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/2237-101X01803503 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45306 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/topoi/a/Xj3Mr88S5knnB96pzxD6Pqc/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Topoi Revista de Historia |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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