Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45308
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Fanfiction: uma proposta de sequência didática para o letramento e a escrita de alunos |
Authors: | Larissa Dos Santos Teixeira Cassimiro |
First Advisor: | Luciana de Oliveira Silva |
Abstract: | Intitulado Fanfiction: uma proposta de sequência didática para o letramento e a escrita de alunos, o projeto tem por público-alvo alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental. Ele tem por objetivo estimular a leitura e a escrita por meio de uma sequência didática para a produção textual nos gêneros conto maravilhoso e fanfic. Para isso, foi escolhido o conto Aladim e a lâmpada maravilhosa, que faz parte do Livro As Mil e Uma Noites. Um cânone literário do Ocidente, que funcionará como elemento detonador do projeto de intervenção pedagógica. A escolha do gênero conto maravilhoso justifica-se por se tratar de um gênero que desperta o interesse dos estudantes pelo contraste que há entre o real e o mágico. É comum que crianças e adolescentes gostem de assistir a filmes e animações de suspense, com heróis e heroínas, e o elemento maravilhoso aproxima-se desses gêneros cinematográficos por proporcionar ao espectador um prazer e uma emoção que irá agir no inconsciente da criança, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver conflitos interiores, normais nessa fase da vida. Elementos como o mistério, o suspense e a aventura alimentam e despertam no educando o interesse e a imaginação, principalmente na faixa etária do oitavo ano. A partir da leitura das narrativas maravilhosas, da análise crítica e reflexiva e da realização de diversas estratégias de interpretação e contextualização, propõe-se a reescrita de contos. Ressalta-se a importância da exploração da literatura, em sala de aula, que, além de ser prazerosa, propicia a ampliação do repertório textual dos alunos como leitores, uma vez que o texto literário abre caminhos para novos conhecimentos como a aquisição da linguagem, a interpretação textual e a criatividade, ampliando os horizontes de expectativas do leitor conforme pressupostos da Estética da Recepção. |
Subject: | Línguas – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45308 |
Issue Date: | 17-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc-larissa.pdf | 840.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.