Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45321
Type: Dissertação
Title: As representações de Santo Antônio na imaginária religiosa em marfim nas Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX
Authors: Anamaria Lopes Camargos
First Advisor: Alessandra Rosado
First Referee: Maria Regina Emery Quites
Second Referee: Lucienne Maria de Almeida Elias
Third Referee: Yacy Ara Froner Gonçalves
Abstract: Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a imaginária religiosa em marfim produzida nos séculos XVIII e XIX, presente em Minas Gerais, com recorte voltado às representações de Santo Antônio. Estas obras são advindas de territórios colonizados por portugueses a partir do século XV, frutos do processo de miscigenação e trânsito cultural. A devoção antoniana teve presença marcante nos espaços colonizados pelo Império Colonial Português, tendo seu estudo abordado nesta pesquisa sob as vertentes históricas, artísticas, culturais, em sua dimensão material e imaterial. As obras estudadas são analisadas sob aspectos da História da Arte Técnica com o intuito de identificar suas principais características iconográficas e técnicas, ampliando o entendimento sobre uma temática que ainda nos deixa questionamentos significativos a respeito de sua produção, circularidade, usos, pertencimento e apropriação de significados culturais. O marfim é uma matéria-prima inexistente no espaço geográfico brasileiro; em função desta particularidade, se faz necessário o entendimento da circularidade das obras manufaturadas com este suporte pelo universo luso-brasileiro, de seu fazer artístico e das correlações que estas obras estabelecem com a imaginária religiosa produzida no território das Minas Gerais no recorte temporal realizado nesta pesquisa.
Abstract: This master's research presents a study on the religious imagery in ivory produced in the 18th and 19th centuries, present in Minas Gerais, with a focus on the representations of Saint Anthony. These works come from territories colonized by the Portuguese from the 15th century onwards, as a result of the process of miscegenation and cultural transit. The antonian devotion had a strong presence in the spaces colonized by the Portuguese Colonial Empire, having its study approached in this research under the historical, artistic, cultural aspects, in its materiais and immaterial dimension. The works studied are analyzed under aspects of the History of Technical Art in order to identify their main iconographic and technical characteristics, expanding the understanding of a theme that still leaves us with significant questions about its production, circularity, uses, belonging and appropriation of cultural meanings. Ivory is a raw material that does not exist in the brazilian geographic space; due to this particularity, it is necessary to understand the circularity of the works manufactured with this support by the luso-brazilian universe, of their artistic work, and the correlations that these works establish with the religious imagery produced in the territory of Minas Gerais in the time frame performed in this research.
Subject: Patrimônio cultural
Arte sacra
Entalhe em marfim
Santos cristãos
Religiosidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45321
Issue Date: 18-Feb-2022
metadata.dc.description.embargo: 18-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons