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http://hdl.handle.net/1843/45341
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | As conjunções e as locuções conjuntivas: proposta de ensino sobre a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas |
Autor(es): | Fernanda Bretas Santos |
Primeiro Orientador: | Eliane Mourão |
Resumo: | Este projeto tem como objeto de ensino a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas. Porque, como afirma Antunes (2005, p. 57), esses conectores têm por função não só interconectar enunciados, mas principalmente a função de indicar a “orientação discursivo-argumentativa que o autor pretende emprestar a seu texto”. Pretende-se ao final, mostrar outra forma de tratar as conjunções que não seja a mera atividade de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas com cobrança da metalinguagem. Já que, ao analisarmos alguns exemplos de atividades atualmente utilizadas por professores de português percebemos que é isso que ainda acontece. Assim, proporemos atividades de interpretação e produção textual para que os alunos passem a depreender o sentido pretendido pelo uso de cada conjunção e possam também utilizar o conector correto para estabelecer o tipo de relação adequada na produção textual, como por exemplo, a relação de causalidade, consequência etc. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45341 |
Data do documento: | 28-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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