Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45341
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As conjunções e as locuções conjuntivas: proposta de ensino sobre a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas
Autor(es): Fernanda Bretas Santos
Primeiro Orientador: Eliane Mourão
Resumo: Este projeto tem como objeto de ensino a coesão textual realizada pelas conjunções e locuções conjuntivas. Porque, como afirma Antunes (2005, p. 57), esses conectores têm por função não só interconectar enunciados, mas principalmente a função de indicar a “orientação discursivo-argumentativa que o autor pretende emprestar a seu texto”. Pretende-se ao final, mostrar outra forma de tratar as conjunções que não seja a mera atividade de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas com cobrança da metalinguagem. Já que, ao analisarmos alguns exemplos de atividades atualmente utilizadas por professores de português percebemos que é isso que ainda acontece. Assim, proporemos atividades de interpretação e produção textual para que os alunos passem a depreender o sentido pretendido pelo uso de cada conjunção e possam também utilizar o conector correto para estabelecer o tipo de relação adequada na produção textual, como por exemplo, a relação de causalidade, consequência etc.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45341
Data do documento: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FernandaBretasSantos_Conjunçoes- versão final.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.