Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45345
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quadrinhos conceituais
Autor(es): Amir Brito Cadôr
Resumo: A comunicação apresenta as semelhanças e as diferenças entre um grupo de livros de artista e quadrinhos independentes que são pensados como quadrinhos conceituais MANOUACH 2019) ou seja, histórias em quadrinhos que adotam procedimentos comumente usados na arte conceitual. São abordados os quadrinhos em sua relação com as artes visuais e outras linguagens, incluindo experiências intersemióticas. Apresen tamos exemplos de procedimentos narrativos e de composição como o détournement e a apropriação GILBERT 2014), além de quadrinhos abstratos MOLOTIU 2009) e q uadrinhos e struturais JOOHA, 2018 A maioria dos trabalhos aqui apresentados foram publicados na última década por artistas de diferentes países que trabalham em uma zona indeterminada entre o quadrinho independente autoral e o que atualmente é conhecido como publicação de artista. Entendemos que a forma de leitura dessas obras é diferente dos quad rinhos tradicionais, exigindo em alguns casos maior participação do leitor CARRI Ó N 2011).
Assunto: Histórias em quadrinhos
Livros artísticos
Arte conceitual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45345
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/3ciamiufpb2020/264588-quadrinhos-conceituais/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão ; Encontro Regional da ANPAP Nordeste ; Bienal Internacional de Arte Postal
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quadrinhos conceituais.pdf834.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.