Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45398
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dc.contributor.advisor1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534306895274601pt_BR
dc.creatorNayara Gabriele Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5501571599166204pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T20:42:25Z-
dc.date.available2022-09-22T20:42:25Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45398-
dc.description.resumoEsta monografia consiste na análise da variação no uso do imperativo no português brasileiro na escrita dos estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte. A pesquisa foi desenvolvida com vinte alunos do terceiro ciclo, que participaram de uma oficina desenvolvida pela biblioteca do local frequentado por eles para a realização das atividades da educação integral. A atividade, promovida pela biblioteca, consistia em uma oficina sobre cuidados com livro, em que os alunos elaboraram, como produto, um cartaz que diz respeito às ações que devemos ter para preservar a vida útil do livro. O texto produzido pelos estudantes, que compunha o cartaz, gerou o corpus desse trabalho. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativo-interpretatista e sob o olhar das pesquisas variacionistas desenvolvidas por Scherre (2007). Dois aspectos foram observados nesse trabalho. A polaridade, que revelou ser um importante fator que contribui para a alternância das formas associadas ao imperativo, e a variante sexo, que evidenciou a preferência dos usuários da língua por uma forma, apesar das variações encontradas. Os alunos também participaram de uma conversa informal, a fim de percebermos qual o conhecimento deles do modo imperativo e como eles se apropriaram desse saber. Essa pesquisa se encaminhou para maior uso do imperativo associado ao subjuntivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModo imperativopt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectEscrita de estudantespt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA variação do modo imperativo no português brasileiro na escrita de estudantes das escolas públicas de Belo Horizonte.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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