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http://hdl.handle.net/1843/45398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Adriane Teresinha Sartori | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1534306895274601 | pt_BR |
dc.creator | Nayara Gabriele Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5501571599166204 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T20:42:25Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T20:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45398 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia consiste na análise da variação no uso do imperativo no português brasileiro na escrita dos estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte. A pesquisa foi desenvolvida com vinte alunos do terceiro ciclo, que participaram de uma oficina desenvolvida pela biblioteca do local frequentado por eles para a realização das atividades da educação integral. A atividade, promovida pela biblioteca, consistia em uma oficina sobre cuidados com livro, em que os alunos elaboraram, como produto, um cartaz que diz respeito às ações que devemos ter para preservar a vida útil do livro. O texto produzido pelos estudantes, que compunha o cartaz, gerou o corpus desse trabalho. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativo-interpretatista e sob o olhar das pesquisas variacionistas desenvolvidas por Scherre (2007). Dois aspectos foram observados nesse trabalho. A polaridade, que revelou ser um importante fator que contribui para a alternância das formas associadas ao imperativo, e a variante sexo, que evidenciou a preferência dos usuários da língua por uma forma, apesar das variações encontradas. Os alunos também participaram de uma conversa informal, a fim de percebermos qual o conhecimento deles do modo imperativo e como eles se apropriaram desse saber. Essa pesquisa se encaminhou para maior uso do imperativo associado ao subjuntivo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modo imperativo | pt_BR |
dc.subject | Variação | pt_BR |
dc.subject | Escrita de estudantes | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A variação do modo imperativo no português brasileiro na escrita de estudantes das escolas públicas de Belo Horizonte. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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Monografia versão final CEGRAE.pdf | 796.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
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