Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lívia Cozer Montenegropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373750327380871pt_BR
dc.creatorBruna Danielle Linon Pirespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T11:27:51Z-
dc.date.available2022-09-23T11:27:51Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45406-
dc.description.abstractPatients who undergo surgery undergo psychological distress as well as physical. The family also suffers along or sometimes even more than their patients. In this context , both need attention, respect , care and affection on the part of health teams , it is important to rethink teaching practices developed by nurses not only in terms of theoretical and technical knowledge but also in the way they relate to patients and their families . In addition, nursing is a profession of such responsibility, so that generates conflicts and anxieties in the professionals themselves. All pedagogical proposal for change in this profession must pass the interpersonal and intergroup relationships, as is necessary to prioritize a more humanized work. Opening a strategy based on an integrative review of national literature discussion, this study aimed to learn through literature teaching practices carried out by nursing staff in surgical centers and how these activities influence the recovery of both patients. The search strategy was performed in bibliographic databases VHL , finding in LILACS - Latin American and SCIELO , the final sample of 17 publications . Made the analyzes, it was found, especially that there has been little research on Brazilian literature concerning pedagogical practices in the operating room. About humanized care in nursing, there are lots of studies. The nursing professionals who deal constantly with the patient / family do not appear aware of the importance of this same problem. It was also found that studies conducted more than 10 years contain the same features as the factors identified in the current studies on humanization of nursing in relation to the family and patient.pt_BR
dc.description.resumoOs pacientes que se submetem a cirurgias passam por sofrimentos psíquicos, além dos físicos. A família também sofre junto ou, às vezes até mais que seus doentes. Neste contexto, ambos necessitam de mais atenção, respeito, cuidados e afetividade por parte das equipes de saúde, sendo importante repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela enfermagem não só em relação aos conhecimentos teóricos e técnicos como também na sua forma de se relacionar com os pacientes e seus familiares. Além disto, a enfermagem é uma profissão de tamanha responsabilidade, de forma que gera conflitos e angústias nos próprios profissionais. Toda a proposta pedagógica de mudança nesta profissão deve passar pelo relacionamento interpessoal e intergrupal, assim como a necessidade de priorizar um trabalho mais humanizado. Abrindo uma discussão fundamentada na revisão integrativa da literatura nacional, o presente trabalho objetivou-se discutir por meio da literatura as práticas pedagógicas realizadas pela equipe de enfermagem em centros cirúrgicos e como estas atividades influenciam na recuperação do paciente. Para tanto, a estratégia de busca foi realizada nas bases de dados bibliográficas da BVS, encontrando no LILACS – Literatura Latino-Americana e do SCIELO, sendo a amostra final constituída por 17 publicações. Feitas as análises, verificou-se, sobretudo que ainda há escassez de estudos na literatura brasileira relativa às práticas pedagógicas no centro cirúrgico. Sobre assistência humanizada na enfermagem, verificou-se grande quantidade de estudos. Os profissionais da área de enfermagem que lidam constantemente com o paciente/família não se mostram sensibilizados da importância dos mesmos neste problema. Verificou-se ainda que estudos realizados a mais de 10 anos contêm as mesmas características quanto aos fatores detectados nos estudos atuais sobre humanização da enfermagem na relação com a família e paciente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentros de cirurgiapt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPacientespt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherCentros cirúrgicospt_BR
dc.subject.otherHumanização da Assistênciapt_BR
dc.subject.otherPacientespt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no centro cirúrgico: um diferencial na recuperação do pacientept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Linon CEFPEPS VERSAO FINAL.pdf149.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.