Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45411
Type: Dissertação
Title: O Monte Carmelo nas montanhas de Minas : arte, iconografia e devoção nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais (séculos XVIII e XIX).
Authors: Leandro Gonçalves de Rezende
First Advisor: Adalgisa Arantes Campos
First Referee: Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
Second Referee: Maria Regina Emery Quites
Abstract: Contrariando a proibição do estabelecimento de clérigos regulares nas Minas, os ideais das Ordens Mendicantes fizeram-se presentes nessa região, desde meados do século XVIII, quando alvoreceram as associações de leigos denominadas Ordens Terceiras. Uma Ordem Terceira constitui-se em uma associação de leigos católicos, que, agregados sob a devoção de um patrono, se reúnem em comunhão espiritual, fraterna e social, tendo por referencial uma Ordem Religiosa. Almejam à perfeição cristã praticando sua religiosidade conforme os preceitos de um estatuto, todavia não professam os votos solenes de obediência, castidade e pobreza, típicos de ordens primeiras e segundas – as Ordens Regulares. Esses sodalícios cultivavam uma espiritualidade depurada e, por conseguinte, apresentavam um repertório iconográfico bem específico, de acordo com valores defendidos por cada instituição fraternal. No caso das Ordens Terceiras do Carmo mineiras destacam-se imagens e símbolos que exaltam a vivência contemplativa carmelitana, aludindo a acontecimentos históricos, míticos e místicos, para tecer sua história e transmitir sua mensagem de fé. A dissertação pretende investigar a dinâmica religiosa e devocional que norteou o ideário dos terceiros carmelitas nas Minas Gerais, da segunda metade do século XVIII até meados do século XIX, tendo em vista a cultura artística e o repertório iconográfico referente à decoração dos seis templos erigidos em honra a Nossa Senhora do Carmo, a saber: São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Sabará e Serro. O culto à Nossa Senhora do Carmo é antigo e nessa região tornou-se uma devoção cara à sociedade, compartilhada por vários grupos sociais. O fruto eminente dessa religiosidade é um importante e rico acervo cultural que representa, de forma significativa, a história da Ordem, repleta de fatos lendários e fabulosos. Figurativamente, isso se traduz em símbolos e representações que remetem à origem emblemática ainda no Antigo Testamento, com Elias e Eliseu; à sua fundação histórica no século XIII, com São Simão Stock; à reforma do Carmelo Descalço, conduzida por Santa Teresa d’Ávila e São João da Cruz; e não menos importante, à hierofania, ou seja, a manifestação do sagrado nas várias aparições de Nossa Senhora do Carmo.
Abstract: Opposing the establishment of regular clergymen prohibition in Minas, the ideals of the Mendicant Orders were present in this region since the mid-eighteenth century, when lay people associations, known as Third Orders, emerged. A Third Order is in an association of Catholic laymen, gathered around the devotion of a specific patron, they come together in spiritual, fraternal and social communion by means of a Religious Order. They aspire to Christian perfection by practicing their piety in accordance to the provisions of a statute, but they don’t profess solemn vows of obedience, chastity and poverty, typical of the first and second orders – the so-called Regular Orders. These sodalities cultivated a refined spirituality and therefore had a very specific iconographic repertoire, according to values held by each fraternal institution. In the case of the Third Orders of Minas Gerais, images and symbols that extol Carmelites contemplative experience stand out, alluding to historical, mythical and mystical events that feature their story and message of faith. The dissertation intends to investigate the religious and devotional dynamic which guided the ideas of third Carmelites in Minas Gerais, from the second half of the eighteenth century until the mid-nineteenth century, focused on artistic culture and the iconographic repertoire related to the decoration of the six temples built in honor of Our Lady of Mount Carmel in the following places: São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Sabará and Serro. The cult of Our Lady of Mount Carmel is old and in this region has become an important devotion to society, shared by various social groups. The eminent fruits of that religiosity are an important and rich cultural heritage that stands for the Order's history, full of legendary and fabulous facts. Figuratively, translating into symbols and representations that refer to its symbolic origin even in the Old Testament, Elijah and Elisha; to its historical foundation in the thirteenth century, with St. Simon Stock; the reform of the Discalced Carmelites led by St. Teresa of Avila and St. John of the Cross; and last but not least, the hierophany or sacred manifestations in the various apparitions of Our Lady of Mount Carmel.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45411
Issue Date: 6-Apr-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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