Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45467
Type: Dissertação
Title: Maternidade no Currículo Lattes : textualidades sobre gênero, carreira acadêmica e científica no Brasil e a emergência do projeto Parent in Science
Authors: Alessandra Santos Ribeiro
First Advisor: Carlos Alberto de Carvalho
First Referee: Cynthia Mara Miranda
Second Referee: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Third Referee: Verônica Soares da Costa
Abstract: A presente pesquisa analisa como questões de gênero e imaginários sociais sobre a mulher e a profissão de cientista se refletem nas discussões relacionadas aos conflitos entre maternidade e carreira científica no Brasil. A análise parte das redes de textualidades em torno do projeto Parent in Science e do movimento #MaternidadenoLattes, em diálogo com postulados da crítica feminista à ciência, o conceito de mirada, de Gonzalo Abril, e a Teoria dos Afetos. Conclui-se que o Parent in Science vale-se do próprio modo de organização do fazer científico para ganhar projeção e ampliar a visibilidade da questão da maternidade nas instituições de pesquisa e fomento. Não obstante sua contribuição, o projeto precisa avançar rumo a uma perspectiva interseccional, além de problematizar a pretensa universalidade das mulheres cientistas, pautada na ciência feita nos laboratórios. A situação das alunas de graduação também merece maior atenção do grupo.
Abstract: This research examines how gender issues and social imaginary about woman and scientists are reflected in discussions about the conflicts between motherhood and scientific careers in Brazil. The analysis starts from the textuality networks around the Parent in Science project and the #MaternidadenoLattes movement, in dialogue with postulates of feminist criticism of Science, Gonzalo Abril ́s mirada and The Affective Turn.Conclusion: Parent in Science uses scientific method to gain prominence and increase the visibility of motherhood in research and development institutes. Despite its contribution, the project needs to move towards an intersectional perspective, in addition to problematizing the alleged universality of women in science, based on the laboratory activities. The situation of undergraduate students also deserves greater attention from the group.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45467
Issue Date: 30-Apr-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alessandra – Versão final PAGINADA.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.