Protagonismo em uma cultura de quadrinhos? : as facetas de Jane Foster e a representação feminina para além das páginas
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Protagonism in a comics culture? : the facets of Jane Foster and the representation of women beyond the pages
Primeiro orientador
Membros da banca
Bruno Souza Leal
Valéria Maria Sampaio Vilas Boas Araújo
Valéria Maria Sampaio Vilas Boas Araújo
Resumo
Mesmo que suponham um rompimento com a realidade devido ao seu caráter ficcional, as histórias em quadrinhos carregam formas de representação do meio, podendo indicar relações de poder e percepções sobre gênero e papéis sociais. Considerando a cultura como um modo integral de vida, onde o material e o cultural não podem ser dissociados, esta pesquisa visa analisar as relações dominantes, residuais e emergentes na Cultura de Quadrinhos, visto que esta pode engendrar disputas pela hegemonia ao se organizar como indústria e ativar repertórios de leitura, dando origem a uma ampla rede textual. Tendo como objeto empírico a personagem Jane Foster, da Marvel Comics, a proposta discute os tensionamentos provocados por ela ao longo de sua trajetória, uma vez que, ao dissociar-se do estigma de mocinha em perigo, tornou-se portadora dos títulos de Poderosa Thor e Valquíria, alçando o protagonismo das tramas. Tendo como principal aporte teórico os Estudos Culturais e a proposta da estrutura de sentimento discutida por Raymond Williams, observaremos aspectos que permeiam o protagonismo feminino no gênero de super-heróis, aludindo a presença feminina dentro e fora das páginas e como esta contribui para delinear a forma como a mulher foi e ainda é vista e representada culturalmente.
Abstract
Even if they suppose a rupture with reality due to their fictional character, comics carry forms of representation of the medium, and may indicate power relations and perceptions about gender and social roles. Considering culture as an integral way of life, where the material and the cultural cannot be dissociated, this research aims to analyze the dominant, residual, and emerging relations in comic book culture, since it can engender disputes for hegemony by organizing itself as an industry and activating reading repertoires, giving rise to a wide textual network. Having as empirical object the character Jane Foster, from Marvel Comics, the proposal discusses the tensions provoked by her throughout her trajectory, once she dissociated herself from the stigma of being a damsel in distress and became the bearer of the titles of Mighty Thor and Valkyrie, taking the lead in the plots. Having Cultural Studies as the main theoretical basis and the proposal of the structure of feeling discussed by Raymond Williams, we will observe aspects that permeate the female protagonism in the superhero genre, alluding to the female presence inside and outside the pages and how this contributes to delineate the way women were and still are seen and represented culturally.
Assunto
Palavras-chave
Protagonismo feminino, Cultura, Textualidade, Histórias em quadrinhos