Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45468
Type: Dissertação
Title: Protagonismo em uma cultura de quadrinhos? : as facetas de Jane Foster e a representação feminina para além das páginas
Other Titles: Protagonism in a comics culture? : the facets of Jane Foster and the representation of women beyond the pages
Authors: Lettícia Gabriella Carvalho de Oliveira
First Advisor: Fernanda Maurício da Silva
First Referee: Bruno Souza Leal
Second Referee: Valéria Maria Sampaio Vilas Boas Araújo
Abstract: Mesmo que suponham um rompimento com a realidade devido ao seu caráter ficcional, as histórias em quadrinhos carregam formas de representação do meio, podendo indicar relações de poder e percepções sobre gênero e papéis sociais. Considerando a cultura como um modo integral de vida, onde o material e o cultural não podem ser dissociados, esta pesquisa visa analisar as relações dominantes, residuais e emergentes na Cultura de Quadrinhos, visto que esta pode engendrar disputas pela hegemonia ao se organizar como indústria e ativar repertórios de leitura, dando origem a uma ampla rede textual. Tendo como objeto empírico a personagem Jane Foster, da Marvel Comics, a proposta discute os tensionamentos provocados por ela ao longo de sua trajetória, uma vez que, ao dissociar-se do estigma de mocinha em perigo, tornou-se portadora dos títulos de Poderosa Thor e Valquíria, alçando o protagonismo das tramas. Tendo como principal aporte teórico os Estudos Culturais e a proposta da estrutura de sentimento discutida por Raymond Williams, observaremos aspectos que permeiam o protagonismo feminino no gênero de super-heróis, aludindo a presença feminina dentro e fora das páginas e como esta contribui para delinear a forma como a mulher foi e ainda é vista e representada culturalmente.
Abstract: Even if they suppose a rupture with reality due to their fictional character, comics carry forms of representation of the medium, and may indicate power relations and perceptions about gender and social roles. Considering culture as an integral way of life, where the material and the cultural cannot be dissociated, this research aims to analyze the dominant, residual, and emerging relations in comic book culture, since it can engender disputes for hegemony by organizing itself as an industry and activating reading repertoires, giving rise to a wide textual network. Having as empirical object the character Jane Foster, from Marvel Comics, the proposal discusses the tensions provoked by her throughout her trajectory, once she dissociated herself from the stigma of being a damsel in distress and became the bearer of the titles of Mighty Thor and Valkyrie, taking the lead in the plots. Having Cultural Studies as the main theoretical basis and the proposal of the structure of feeling discussed by Raymond Williams, we will observe aspects that permeate the female protagonism in the superhero genre, alluding to the female presence inside and outside the pages and how this contributes to delineate the way women were and still are seen and represented culturally.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45468
Issue Date: 18-Jan-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[Versão para Biblioteca] Dissertação Lettícia Gabriella.pdf16.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.