Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45490
Type: Tese
Title: Pela reabilitação da objetividade : mito do dado, segunda natureza, racionalidade e contingência
Authors: Paulo Andrade Vitoria
First Advisor: André Jofilly Abath
First Referee: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos
Second Referee: Eros Moreira de Carvalho
Third Referee: Roberto Horacio de Sá Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Hilton Leal da Cruz
Abstract: A minha tese tem como principal objetivo mostrar que o ataque de Sellars ao Mito do Dado, desenvolvido no texto Empiricism and the Philosophy of Mind (1956), não pode ser pensado como um convite para abandonar a epistemologia ou mesmo a ideia de objetividade como sugere Rorty no livro Philosophy and the Mirror of Nature (1979). Para alcançar o objetivo da minha tese sigo os seguintes passos. No primeiro capítulo, digo em que consiste a teoria dos Dados dos sentidos, e mostro por que Sellars considera o Dado como um Mito. Apresento as noções de espaço das razões e nominalismo psicológico como conceitos positivos legados por Sellars em seu ataque ao Dado. No segundo capítulo, mostro como o ataque de Sellars ao Mito do Dado foi fundamental para a tese metafilosófica de Rorty de que devemos abandonar a epistemologia. Aponto como ele influenciado por Sellars rejeita à ideia de fundamentos. Digo em que consiste sua tese de que a justificação é uma questão conversacional. Por fim, digo em que consiste a hermenêutica rortyana, e mostro como ele sugere que a hermenêutica deve substituir a epistemologia. No terceiro capítulo apresento velhas e novas objeções contra o pensamento de Rorty de que a epistemologia deve ser abandonada. Discuto a interpretação de Rorty do espaço das razões e sua tese de que a justificação é uma questão conversacional. Diante disso, apresento a críticas ao etnocentrismo relativista de Rorty. Por fim, aponto problemas na posição de que devemos ser hermenêuticos na investigação sobre o conhecimento e digo que a hermenêutica não pode substituir a epistemologia. No último capítulo, defendo a reabilitação da objetividade contra a ideia de Rorty de devemos buscar a solidariedade. Alego que a sua principal motivação para rejeitar a objetividade é o ataque de Sellars ao Mito do Dado, pois de acordo com ele, o ataque ao Dado torna a ideia de fundamentos inútil. Para defender a reabilitação da objetividade, considero as reflexões de McDowell sobre a noção de segunda natureza desenvolvida no livro Mente e Mundo (1994/2005). Mostro que a segunda natureza diz respeito a capacidade humana de ocupar o espaço das razões. Então, defendo que ao ocupar o espaço das razões, os seres humanos abrem seus olhos racionalmente para o mundo público objetivo. Assumindo-se isso, alego que somos capazes de reconhecer racionalmente, do nosso ponto de vista, que o mundo possui autoridade normativa sobre as nossas crenças.
Abstract: The main objective of my thesis is to show that Sellars's attack on the Myth of the Given, developed in the text Empiricism and the Philosophy of Mind (1956), cannot be thought how an invitation to abandon epistemology or even the idea of objectivity as it suggests Rorty in Philosophy and the Mirror of Nature (1979). To reach the objective of the thesis, I follow these steps. In the first chapter, I tell in that the Sense-Data theory consists, and I show why Sellars regards the Given as a Myth. I present the notions of space of reasons and psychological nominalism as positive concepts introduced by Sellars in his attack on the Given. In the second chapter, I show how Sellars's attack on the Myth of the Given was central to Rorty's metaphilosophical thesis that we must abandon epistemology. I point out how influenced by Sellars he rejects the idea of foundation. I say that Rorty defends the thesis that justification is a conversational issue. Finally, I present Rorty's hermeneutics, and show how he suggests that hermeneutics must replace epistemology. In the third chapter I present old and new objections against Rorty's thinking that epistemology should be abandoned. I discuss Rorty's interpretation of the space of reasons and his thesis that justification is a conversational matter. Therefore, I present some criticisms against Rorty's ethnocentric relativism. Finally, I point out problems in the position that we must be hermeneutics in investigating knowledge and say that hermeneutics cannot replace epistemology. In the last chapter, I defend the rehabilitation of objectivity against Rorty's idea that we should search solidarity. I claim that his main motivation for rejecting objectivity is Sellars' attack on the Myth of the Given, because according to him, the attack on the Given makes the idea of foundation useless. To defend the rehabilitation of objectivity, I consider McDowell's reflections on the notion of second nature developed in his book Mind and World (1994). I show that second nature concerns the human capacity to occupy the space of reasons. So, I argue that by occupying the space of reasons, human beings rationally open their eyes to the objective public world. Assuming this, I claim that we are able to rationally recognize, from our point of view, that the world has normative authority over our beliefs.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45490
Issue Date: 11-Jan-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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