Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45493
Tipo: Tese
Título: Um império transviado em Sodoma : uma genealogia queer da sodomia e do sodomita no Império Português - séculos XVI-XVIII
Título(s) alternativo(s): An empire perverted into Sodom : a queer genealogy of sodomy and the sodomite in the Portuguese Empire - XVI-XVIII centuries
Autor(es): Cássio Bruno de Araujo Rocha
primer Tutor: Luiz Carlos Villalta
primer miembro del tribunal : Claudia Andrea Mayorga Borges
Segundo miembro del tribunal: Aldair Carlos Rodrigues
Tercer miembro del tribunal: Claudia de Jesus Maia
Cuarto miembro del tribunal: Margareth de Almeida Gonçalves
Resumen: A tese visa produzir uma genealogia queer da sodomia e dos sodomitas,investigando-as como conceito teológico, categoria de subjetividade e prática erótica. O cenário da pesquisa é o Império ultramarino português durante a Época Moderna, em meio à ação persecutória do Santo Ofício da Inquisição. A questão central é discernir em quais condições discursivas e extra discursivas podia o sodomita funcionar como uma categoria de subjetividade. Por condições discursivas e não discursivas entende-se as relações de saber-poder, cujo jogo delineava, nas sociedades estudadas, um modo de experiência do erotismo tipicamente cristão e não moderno. Na esteira do último Foucault, denomina-se, nesse trabalho, essa experiência cristã do erótico como o dispositivo da carne, no seio do qual certos sujeitos eram interpelados (sujeitados e subjetivados) e, destarte, manufaturados. Assim, a tese constitui-se de três focos de uma análise arqueo-genealógica, dando origem às três Partes do texto. Um voltado para as relações de saber em torno da sodomia e do sodomita como categorias organizadas em certas formações discursivas, outro interessado nas relações de poder capazes de interpelar adeptos do homoerotismo e/ou do erotismo anal como sujeitos sodomitas ou cristãos, e um terceiro direcionado para os modos como os sujeitos foram se construído no torvelinho das relações de saber-poder e dos processos históricos mais amplos típicos de sociedades de Antigo Regime, coloniais e escravistas. Como se deram as práticas de subjetivação de sujeitos sodomitas a partir da experiência da carne cristã? Se fontes como os processos inquisitoriais (bem como as denúncias e confissões registradas nos Cadernos do Nefando) armazenam narrativas acerca das vidas de pessoas que praticaram de alguma forma a sodomia, o objetivo principal da tese foi, a partir dessa documentação (acrescida de outros conjuntos, como tratados teológicos e morais, bem como códigos jurídicos seculares e eclesiásticos) explicitar as maneiras pelas quais a sodomia e os sodomitas se tornaram objetos para a problematização moral e espiritual da Igreja Católica, para os esforços de governo das almas dos súditos do Império português, cujas instituições buscavam criar uma fantasia política da unidade de um Império confessional cristão e casto, e para as práticas de subjetivação cotidianas de amantes homoeróticos e/ou apreciadores do sexo anal. Por fim, a tese visa deslocar as categorias contemporâneas de identidade sexual, por meio de um enfoque nas descontinuidades históricas entre a homossexualidade e a sodomia. Qual a radical especificidade histórica daqueles sujeitos que foram vistos como uma ameaça tão terrível, que era capaz de tornar Portugal umImpério transviado em Sodoma? A incontornável alteridade do sodomita, desse sujeito jurídico condenado às penas máximas do inferno por seu desejo, designado como não natural e irracional, como idólatra, afeminado, corrupto e concupiscente, como um sexo herético, põe em destaque a provisoriedade histórica do sujeito homossexual típico do capitalismo burguês a partir do final do século XIX.
Abstract: The thesis aims to produce a queer genealogy of sodomy and sodomites, exploring them as a theological concept, a category of subjectivity or an erotic practice. The scenario of the research is the Portuguese Overseas Empire during the Modern Age, in the midst of the persecutory action of the Holy Office of the Inquisition. The central problem is to discern in which discursive and extra discursive conditions the sodomite could function as a category of subjectivity. The knowledge-power relations correspond to, respectively, those discursive and non-discursive conditions. Its play outlined, on these societies, a mode of experience of eroticism typically Christian. In the wake of the last Foucault, this work denominates this Christian mode of experience of the erotic as the dispositif (device or apparatus) of the flesh, in whose bosom, certain subjects were interpellated (subjected and subjectified) and, thus, manufactured. Thereby, the thesis constitutes itself by three focuses of an arqueo-genealogical analysis, originating the three Parts of the text. One facing the knowledge relations around sodomy and the sodomite as categories organized in certain discursive formations. Another interested in the power relations capable of interpellate people adept of homoeroticism and/or anal eroticism as subjects sodomites or Christians. In addition, a third one directed to the ways that the subjects went on making themselves up in the whirlwind of the knowledge-power relations and the wider historical processes in the Old Regimen, colonial and slavery societies. How did the practices of subjectivation of the sodomite subjects come to be in the midst of the experience of the Christian flesh? Sources like the inquisitorial lawsuits (as well as the denunciations and confessions registered in the Cadernos do Nefando) stored up narratives about the lives of people who practiced some form of sodomy. They were the basis from which to question how both sodomy and the sodomite became discursive and non-discursive objectives in three levels. First, the moral and spiritual problematization by the Catholic Church. Second, the efforts of government of the souls of the subjects of the Portuguese Empire, whose institutions sought to create a political fantasy of a unified confessional Christian and chaste Empire. Third, the everyday practices of subjectivation acted up by homoerotic lovers and/or connoisseurs of anal sex. Lastly, the thesis aims to dislodge contemporary categories of sexual identity, through focus on the historical discontinuities between homosexuality and sodomy. What was the radical historical specificity of those subjects that were seen as such a terrible menace, that it was capable of turning Portugal into an Empire perverted into Sodom? Theundisputable otherness of the sodomite, this juridical subject condemned to the maximum penalties in hell for his/her desire, designated as nom-natural and irrational, heathen, effeminate, corrupted, lustful and concupiscent, as an heretical sex, puts on display the historical contingency of the homosexual subject typical of bourgeois capitalism since the ending of the nineteenth century.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45493
Fecha del documento: 30-abr-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE - CASSIO ROCHA - FINALIZADA E DEPOSITADA - Outubro 2021.pdf6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.