Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45522
Type: Dissertação
Title: Efetividade de vídeos psicoeducativos na resolução de conflitos e satisfação conjugal
Other Titles: Effectiveness of psychoeducational videos in conflict resolution and marital satisfaction
Authors: Renata Campos Moreira de Souza Coelho
First Advisor: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Abstract: A capacidade de construir e manter relações conjugais satisfatórias, tem sido apontada pela literatura como uma necessidade vital para a saúde mental e psicossocial. Nos últimos 50 anos o tema "relacionamento conjugal” tem sido amplamente estudado, porém no Brasil o estudo com programas educacionais que se propõem auxiliar os casais a melhorarem suas relações ainda é insipiente. Considerando que muitos estudos associam programas de educação conjugal como um forte preditor em mudanças na melhoria da qualidade conjugal, o presente estudo tem por objetivo estudar as implicações geradas quanto aos níveis de satisfação conjugal e resolução de conflitos diante de vídeos psicoeducativos. Para tanto, a pesquisa foi dividida em dois momentos: a primeira parte contempla uma revisão de literatura acerca de intervenções psicoeducativas on-line e presencial para casais ao passo que a segunda envolve uma pesquisa empírica, que avaliou os efeitos de um programa de psicoeducação denominado “Projeto Bem Casados”, por meio de vídeos sobre conflitos, afetividade e satisfação conjugal. O método utilizado em direção ao alcance dos objetivos supracitados envolveu, no caso do primeiro estudo, uma busca eletrônica sistematizada em artigos publicados a partir de 2009 até janeiro de 2019 nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, Index Psicologia, BDENF e Secretaria Estadual de Saúde em SP; PsycINFO e Cochrane Library. Ao final, foram selecionados doze estudos, dentre 1682, divididos entre modalidades on-line (um estudo) e presenciais (onze estudos) de programas para casais, os quais foram posteriormente categorizados com base nos objetivos e procedimentos. Os resultados apontaram para melhorias imediatas na qualidade da relação conjugal após os programas de intervenção. O segundo estudo, contou com a realização de etapas de pré e pós teste para se avaliar o nível de satisfação conjugal e conflitos dos participantes que foram submetidos ao programa de psicoeducação, que tem como diferencial o foco nas especificidades culturais brasileiras e a realização total das intervenções realizadas em plataformas virtuais. Participaram da pesquisa 163 adultos, casados ou com convivência mínima de seis meses morando juntos. Os participantes preencheram um questionário sociodemográfico e de qualidade conjugal, e foram submetidos à três diferentes tipos de escalas medidoras de satisfação conjugal, conflito e afetividade: CRBQ (Conflict Resolution Behavior Questionnaire), ESC (Escala de Satisfação Conjugal), e Familiograma. Ademais, foram transmitidos 21 vídeos divididos em três blocos, ao longo de três sessões. Os resultados indicaram melhorias na qualidade do relacionamento conjugal e nos níveis de acordo entre os casais pós-intervenção em quinze das vinte e quatro medidas possíveis, de nível baixo a moderado. A partir do cruzamento de dados entre os dois estudos, foi possível formular hipóteses acerca da efetividade de tais programas, contribuindo para as pesquisas na área ao lançar luz para novas tendências quanto às intervenções psicológicas, dado que as plataformas virtuais podem proporcionar maior alcance e abrangência.
Abstract: Literature indicates that the ability to build and maintain satisfactory marital relationships is essential for mental and psychosocial health. “Marital relationship" has been widely studied in the last 50 years. However, the study of educational programs that help couples improve their relationships is still insipid in Brazil. The objective of this study is to study the implications of psychoeducational videos on the level of marital satisfaction and conflict resolution, considering that many studies associate the prediction of changes in the improvement of marital quality to marital education programs. To do this, we divided the research into two moments: the first part consists of a literature review on online and face-to-face psychoeducational interventions for couples, while the second involves an empirical research that evaluated the effects of a psychoeducational program denominated "Well Married Project", through videos on conflict, affection, and marital satisfaction. We used a systematic electronic search of articles published from 2009 until January 2019 using the MEDLINE, LILACS, IBECS, Index Psychology, BDENF and State Department of Health in SP, PsycINFO, and Cochrane Library databases to reach the objectives of the first study. In the end, we selected twelve studies from 1682 and divided them between the online (one study) and face-to-face (eleven studies) modalities of the programs for couples, which were later categorized based on objectives and procedures. The results indicated immediate improvements in the quality of the marital relationship after using the intervention programs. The second study included pre and post-test stages to evaluate the level of marital satisfaction and conflicts of the participants submitted to the psychoeducation program. The differential was the focus on the Brazilian cultural specificities and the complete performance of the interventions on virtual platforms. The research consisted of 163 adults, married or living together with a minimum of six months. The participants filled a sociodemographic and marital quality questionnaire and were submitted to three different types of scales measuring the marital satisfaction, conflict, and affection: CRBQ (Conflict Resolution Behavior Questionnaire), CSS (Conjugal Satisfaction Scale), and Familiogram. Moreover, we transmitted 21 videos divided into three blocks, during three sessions. The results indicated improvements in the quality of the marital relationship and the levels of agreement among the postintervention couples in fifteen of the twenty-four possible measures, from low to moderate levels. We formulated the hypothesis regarding the effectiveness of such programs, contributing for the research in the field when enlightening new tendencies concerning the psychological interventions from the cross data of both studies, given that the virtual platforms can provide a wider reach.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45522
Issue Date: 8-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.