Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45539
Type: Monografia (especialização)
Title: O PDI da Secretaria de Educação de Minas Gerais e as especificidades de aprendizagem de crianças TEA : componentes do PDI para promover a inclusão escolar de crianças TEA
Authors: Denise Brandão Almeida Villani
First Advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Referee: Cristiane Paula Marques de Carvalho Nunes
Second Referee: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Abstract: O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um instrumento utilizado na rede pública do estado de Minas Gerais para o acompanhamento de alunos públicos, alvo da educação especial (PAEE). Esses alunos possuem Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação. O PDI prevê adequações curriculares para que a escola se torne acessível a esse público. Dentre os beneficiados com a utilização do instrumento estão os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O transtorno se manifesta precocemente e a aprendizagem desses alunos ocorre de maneiras específicas. O objetivo desse estudo foi analisar o documento proposto pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG), no ano de 2018, a partir dos aspectos de aprendizagem que se encontram debilitados no TEA: as funções executivas, a teoria da mente e a teoria da coerência central. Para a análise, foi utilizado o conceito de Situação de Inclusão, como um possível indicador do processo de aprendizagem escolar do aluno autista. O documento foi analisado de forma a responder se consegue auxiliar o professor na construção de estratégias para os alunos autistas. Os resultados apontam que, apesar da importância do documento, ele não é assertivo no sentido de auxiliar o processo de inclusão do aluno com TEA na escola comum.
Abstract: The Individual Development Plan (IPD) is an instrument used in public schools in the state of Minas Gerais to monitor students subjected to special education procedures. These are students with disabilities, global development disorders, or students who are highly skilled or highly gifted. The PDI provides curriculum adaptations so that the school becomes more accessible to this public. Among the beneficiaries of the use of the instrument are students with Autistic Spectrum Disorder (ASD). The disorder manifests early and these students learn in specific ways. This paper aims to analyze the IPD proposed by the Education Secretariat of the State of Minas Gerais (SEE / MG), in 2018, based on the weakened learning aspects of TEA students: the executive functions, the theory of the mind and the central coherence theory. For the analysis, the concept of Situation of Inclusion was used as a possible indicator of the learning process of autistic students. The IPD was analyzed in order to answer whether it can help teachers in building strategies for autistic students. The results show that, despite the importance of the IPD, it is not assertive in the sense of helping the process of inclusion of students with ASD in ordinary schools.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45539
Issue Date: 14-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.