Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45567
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contribuições da terapia ocupacional no tratamento de intervenção precoce nas crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Paula Ramos Campos
Primeiro Orientador: Nivânia Maria de Melo Reis
Primeiro membro da banca : Adriana Araújo Pereira Borges
Segundo membro da banca: Luiza Pinheiro Leão Vicari
Resumo: O desenvolvimento infantil é um processo integral que engloba crescimento físico, maturação neurológica, desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo, comunicação e interação, considerando-se sempre o contexto em que a criança está inserida. Nessa fase, a construção cerebral é formulada por conexões cerebrais rápidas, constituindo uma janela de oportunidades para o desenvolvimento saudável. Em algumas situações, a criança necessita de estímulos direcionados por profissionais e terapêutica adequada para minimizar o prejuízo dessas habilidades ou mesmo extinguir atrasos significativos ao longo da vida. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por ser um distúrbio complexo de desenvolvimento e com características individuais, definido do ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas e graus de severidade, é um desses casos. E o presente trabalho disserta a respeito da formação e das possibilidades de atuação e abordagens terapêuticas por parte dos profissionais aptos para oferecer estimulação precoce, partindo da análise do contexto de cada indivíduo e levando-se em consideração o desempenho nas atividades de vida diária; os fatores de cada paciente; suas funções e estruturas corporais; habilidades de desempenho motoras, de processo, de interação social e os padrões de desempenho, buscando compreender os desvios da criança quando comparados aos do desenvolvimento típico, e enfatizando princípios básicos que deveriam ser sintetizados, com programas individualizados e uma prática centrada no cliente através de um diagnóstico ocupacional.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45567
Data do documento: 14-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula Ramos tcc arquivamento.pdf884.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.