Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/45567
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Contribuições da terapia ocupacional no tratamento de intervenção precoce nas crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Paula Ramos Campos |
Primeiro Orientador: | Nivânia Maria de Melo Reis |
Primeiro membro da banca : | Adriana Araújo Pereira Borges |
Segundo membro da banca: | Luiza Pinheiro Leão Vicari |
Resumo: | O desenvolvimento infantil é um processo integral que engloba crescimento físico, maturação neurológica, desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo, comunicação e interação, considerando-se sempre o contexto em que a criança está inserida. Nessa fase, a construção cerebral é formulada por conexões cerebrais rápidas, constituindo uma janela de oportunidades para o desenvolvimento saudável. Em algumas situações, a criança necessita de estímulos direcionados por profissionais e terapêutica adequada para minimizar o prejuízo dessas habilidades ou mesmo extinguir atrasos significativos ao longo da vida. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por ser um distúrbio complexo de desenvolvimento e com características individuais, definido do ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas e graus de severidade, é um desses casos. E o presente trabalho disserta a respeito da formação e das possibilidades de atuação e abordagens terapêuticas por parte dos profissionais aptos para oferecer estimulação precoce, partindo da análise do contexto de cada indivíduo e levando-se em consideração o desempenho nas atividades de vida diária; os fatores de cada paciente; suas funções e estruturas corporais; habilidades de desempenho motoras, de processo, de interação social e os padrões de desempenho, buscando compreender os desvios da criança quando comparados aos do desenvolvimento típico, e enfatizando princípios básicos que deveriam ser sintetizados, com programas individualizados e uma prática centrada no cliente através de um diagnóstico ocupacional. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45567 |
Data do documento: | 14-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paula Ramos tcc arquivamento.pdf | 884.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.