Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dawisson Elvécio Belém Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2002314936671237pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Yves Schemeilpt_BR
dc.contributor.referee1Deisy de Freitas Lima Venturapt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Aurélio Pimenta de Fariapt_BR
dc.contributor.referee3Ulysses de Barros Panissetpt_BR
dc.contributor.referee4Aziz Tuffi Salibapt_BR
dc.creatorJéssica Silva Fernandespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297352482950429pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T21:21:29Z-
dc.date.available2022-09-27T21:21:29Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45631-
dc.description.abstractO objetivo principal desta tese é compreender como a Organização Mundial da Saúde (OMS) transfere políticas públicas para seus membros e como isso pode ocorrer. De maneira mais esquemática, definimos como objetivos específicos desta pesquisa: investigar o fenômeno de trazer uma terceira parte para participar nas instâncias decisórias da OMS; a análise dos mecanismos de difusão e transferência aplicados pela OMS para traduzir seus regulamentos em ações nacionais concretas. Além disso, a avaliação de se os atores não estatais podem dificultar ou fortalecer a transferência de políticas. A análise tem como foco principal a transferência das regulamentações de controle do tabaco para o Brasil e a regulamentação do consumo de alimentos ultraprocessados. O caso do tabaco é considerado emblemático na literatura, dado seu sucesso na difusão e transferência em todo o mundo. De modo distinto, ao se observar a pauta de alimentos industrializados nota-se lacunas para a consolidação de uma política global eficaz, capaz de criar padrões direcionados à regulamentar esta agenda. Os casos são pautas do cluster de doenças não transmissíveis e têm em comum a característica de tratar com a grande complexidade de interesses entre os atores envolvidos. Triangulamos as informações a partir de três métodos: entrevistas, análise documental e a análise de rede. Realizamos duas rodadas de entrevistas semiestruturadas. A primeira com especialistas da OMS em Genebra, pesquisadores em saúde / ou pesquisadores em direitos humanos, a qual buscou entender o ambiente de tomada de decisões e o papel dos atores não-estatais na OMS. A segunda foi aplicada aos experts que atuam na saúde global no Brasil e buscou entender o desempenho do Brasil no que se refere à adoção das diretrizes internacionais da OMS. A análise documental buscou entender o papel dos atores não estatais de forma mais sistemática dentro da instituição. A análise de redes buscou sistematizar a triangulação das informações qualitativas. Identificamos uma rede normativa que destacou o papel dos indivíduos como empreendedores de políticas no processo de transferência. Conclusão: a tese identifica questões relevantes que podem, concomitantemente, trazer contribuições para a literatura de Organizações Internacionais (OIs) e, para a literatura de difusão e transferência de políticas públicas. Primeiro, a OMS pode empregar diferentes instrumentos para transferir suas políticas. Segundo a transferência efetiva de políticas globais depende de variáveis como o grau de complexidade da política e a capacidade da OI de gerenciar os interesses divergentes existentes. Terceiro, o controle do tabagismo é um caso de sucesso por seus instrumentos aplicados para lidar com a diversidade de interesses. Por último, os mecanismos aplicados na transferência do controle do tabaco para o Brasil podem inspirar a regulamentação dos alimentos ultraprocessados.pt_BR
dc.description.resumoThe thesis’s main goal is to understand how the World Health Organization (WHO) transfer public policies to their members and how this can occur. The studies about diffusion and transfer of policies from IOs are still scarce. The WHO can be a prolific case study because the multilateralism enables a wide range of actors in the WHO decision-making. This research’s specific goals can be translated by: investigating the phenomenon of bringing the third party to the WHO; the analysis of diffusion and transfer mechanisms applied by the WHO to translate its regulations into concrete country actions. Moreover, we aim to evaluate whether the non-state actors can hamper or strengthen the policy transfer. The analysis focuses on transferring tobacco control regulation to Brazil and the ultra-processed foods legislation on consumption. The tobacco case is emblematic in the literature, given its considerable success in diffusion and transfer worldwide. Otherwise, there are still some gaps to consolidate an effective global policy to create standards capable of bylaw the agenda of unhealthy foods. The cases are agendas of the non-communicable disease clusters and have in common the feature of treat with a vast complexity of interests among actors involved. We applied three methods to undertake this research: the interviews, the documental analysis, and the network analysis. We conducted two rounds of semi-structured interviews. The first, applied to WHO experts in Geneva, health researchers/or Human Rights researchers, sought to understand the decision-making environment and non-state actors’ role through the WHO. The second, to Brazilians engaged in global health, to understand Brazil’s performance in the adoption of WHO international guidelines. We sought to identify evidence of non-state actors’ role in a more systematic way within the institution through the documental analysis. The third method applied was network analysis. Through this method, we aimed to systematize the triangulation of qualitative data. We identified a normative network that highlights the role of individuals as policy entrepreneurs in the process of transferring. Hence, the relational analysis evidenced key actors in "importing" an international policy from the WHO headquarters to Brazil.Conclusion: The thesis identifies relevant issues that can concomitantly bring contributions to the literature of International Organizations (IOs) and policy diffusion and transfer literature meanwhile. Firstly, the WHO can employ different instruments to transfer their policies. Second, the effective global policy transfer depends on plenty of variables as the degree of complexity of the policy and how the IO can manage divergent interests. Third, the tobacco control is a successful case for its instruments applied for dealing with the diversity of interests. Four, the mechanisms identified in the transferring of tobacco rules to Brazil could be replicated in the case of ultra-processed foods.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectWHOpt_BR
dc.subjectNon-state actorspt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPolicy Transferpt_BR
dc.subjectTobacco controlpt_BR
dc.titleThe World Health Organization and policy transfer : the transfer of tobacco control policy to Brazilpt_BR
dc.title.alternativeA Organização Mundial de Saúde e transferência de políticas : a transferência da política de controle do tabaco para o Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0786-834Xpt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_Tese_Jessica__final_revisada.pdf11.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons