Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9952013182741941 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daniel Pucciarelli | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória | pt_BR |
dc.creator | Vitor Salmazo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860537079691464 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T21:42:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T21:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45637 | - |
dc.description.resumo | O objetivo da presente pesquisa é investigar as interações entre dois campos distintos do conhecimento, a música e a psicanálise, na obra Filosofia da Nova Música, de Theodor W. Adorno. Para adentrar nesse debate específico, entretanto, faz-se necessário investigar as condições teóricas que possibilitam a interação entre esses dois campos, de modo que esta não se apresente como uma articulação meramente arbitrária. O primeiro capítulo, portanto, será dedicado aos fundamentos da filosofia de Adorno, isto é, os problemas relativos à constituição do sujeito e da racionalidade, posicionando o autor tanto como herdeiro de uma tradição filosófica, como associado a uma nova perspectiva teórica, a psicanálise. O segundo capítulo versará sobre a posição da esfera estética dentro da experiência filosófica adorniana, remetendo aos elementos constituintes da instância artística em sua condição de existência, a dignidade da Arte de um modo mais abrangente, e também dos elementos musicais, esfera prestigiada em toda extensão da obra de Adorno. O terceiro capítulo será dedicado ao problema central da pesquisa, partindo do que foi estabelecido nos capítulos anteriores, a interação entre música e psicanálise será articulada enquanto crítica musical e crítica de uma realidade social danificada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.title | Dialética da solidão : música e psicanálise na Filosofia da nova música de T. W. Adorno | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-10-07 | - |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Vitor_Salmazo .pdf | 517.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.