Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45639
Tipo: Tese
Título: "A ameaça verde" sobre Minas : organização, desenvolvimento e extinção da AIB (1932-1938)
Título(s) alternativo(s): "The green threat" on Mines: organization, development, and extinction of the AIB (1932-1938)"
Autor(es): Guilherme Costa Pimentel
Primeiro Orientador: Rodrigo Patto Sá Motta
Primeiro membro da banca : Giselda Brito Silva
Segundo membro da banca: Felipe Azevedo Cazetta
Terceiro membro da banca: Leandro Pereira Gonçalves
Quarto membro da banca: Mariana de Morais Silveira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar a Ação Integralista Brasileira (AIB) em Minas Gerais. O recorte temporal obedecido inicia-se em mês de outubro de 1932, quando a AIB é fundada, e encerra-se em maio de 1938, cerca de cinco meses após sua extinção e quando ocorre a tentativa de golpe conhecida como Putsch Integralista. As fontes consultadas foram jornais e folhetos produzidos pela AIB, documentos do fundo DOPS-MG sobre essa organização disponíveis no Arquivo Público Mineiro (APM) e jornais de Minas disponíveis na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional. A associação entre o recorte temporal, geográfico e as fontes consultadas permite acompanhar o processo de estruturação, desenvolvimento e desestruturação da AIB em Minas. Permite ainda examinar as relações entre essa organização e setores da sociedade, como camponeses e trabalhadores urbanos, fiéis e sacerdotes católicos, políticos, militares e comerciantes locais. A junção entre o recorte geográfico, temporal e as fontes também permite analisar as relações em Minas entre AIB e instituições como o Judiciário, o governo estadual e órgãos responsáveis pela segurança pública mineira. Além de identificar o processo de difusão do integralismo por Minas, esse trabalho pretende examinar quem foi o integralista mineiro. Logo, visa identificar como esse militante se concebia, como se relacionava com diferentes atores sociais. Por outro lado, visa identificar como o integralista mineiro foi concebido por diferentes delegados e jornais durante a época da existência legal da AIB. Logo, será possível responder à seguinte indagação: o que aproximava e o que afastava o integralista da sociedade em que viveu?
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45639
Data do documento: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Guilherme Costa Pimentel.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.