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Tipo: Tese
Título: Sérgio Milliet e o abstracionismo no Diário crítico
Título(s) alternativo(s): Sérgio Milliet and abstract art in Diario Critico
Autor(es): Maximiliano Henrique Barbosa
primer Tutor: Rodrigo Vivas Andrade
primer miembro del tribunal : Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Segundo miembro del tribunal: Marcos Tognon
Tercer miembro del tribunal: Marco Antonio Pasqualini de Andrade
Cuarto miembro del tribunal: Magno Moraes Mello
Resumen: Sérgio Milliet da Costa e Silva (1898-1966) foi escritor, poeta, sociólogo, crítico de arte e de literatura. Mais conhecido por sua crítica literária, realizou trabalhos contundentes na crítica de artes visuais - tema da presente tese. A partir da publicação Diário Crítico, que abrange a produção de Milliet entre os anos 1940 e 1956, abordamos temas relevantes em sua obra e no cenário artístico da época. Entre eles, os tópicos do “nacionalismo” na arte brasileira e as relações entre público e obra ocupam posição importante. O posicionamento de Milliet em relação ao abstracionismo - assunto polêmico no período - recebe atenção redobrada. Para a realização do estudo, abordamos o contexto histórico na arte brasileira e sua historiografia, a trajetória de Milliet, seu pensamento e sua produção tanto em textos teóricos quanto em críticas a artistas. Foram detectadas alterações na abordagem crítica do autor e demarcadas duas fases distintas: uma mais direcionada às relações entre arte e público e outra que intensifica o foco em questões formais. Milliet apresenta um ponto de vista ímpar na crítica artística brasileira, adotando eventualmente posições divergentes em relação aos temas em debate no período.
Abstract: Sérgio Milliet da Costa e Silva (1898-1966) was a writer, poet, sociologist, art and literature critic. Best known for his literary criticism, he has carried out important work in the visual arts criticism - subject of this thesis. From the publication Diário Crítico, which covers Milliet's production between the 1940s and 1956, we approach relevant themes in his work and in the artistic scene of the time. Among them, the topics of “nationalism” in Brazilian art and the relationship between public and artwork occupy important positions. Milliet's approach to abstractionism - a controversial issue at the time - receives additional attention. To carry out the study, we address the historical context in Brazilian art and its historiography, Milliet's trajectory, his thinking and his production both in theoretical texts and in critics of artists. Changes in the author's critical approach were detected and two distinct phases were set: one more directed to the relationship between art and public and another that intensifies the focus on formal issues. Milliet presents a unique point of view in Brazilian art criticism, eventually adopting divergent positions in relation to the themes being debated at the time.
Asunto: Milliet, Sérgio, 1898-1966. Diário crítico - Crítica e interpretação
Crítica de arte
Arte brasileira - 1940-1956
Modernismo (Arte)
Arte abstrata
Arte e literatura
Arte e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45658
Fecha del documento: 12-ene-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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