Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45672
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso de metodologias ativas na aprendizagem em cursos de Engenharia: considerações sobre projetos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2018
Autor(es): Márcio Augusto Monteiro
Theles de Oliveira Costa
Resumo: Diante das mudanças tecnológicas e o acesso aberto a diferentes fontes de informações do mundo moderno verifica-se a necessidade de adequações nos processos didáticos de forma a contribuir na construção de competências dos alunos. Em uma pesquisa exploratória, cujos dados são oriundos de observações de relatórios disponibilizados à coordenação dos cursos das engenharias civil, de minas, mecânica, elétrica e de produção este trabalho apresenta uma análise qualitativa de 8 projetos embasados em metodologias ativas de aprendizagem desenvolvidos pelo mesmo professor entre os anos de 2015 e 2018 em diversas turmas nas disciplinas Geologia, Mineralogia, Topografia e Georreferenciamento, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental. O estudo permitiu identificar pontos positivos que podem ser reaplicados, bem como também negativos que devem ser observados ao se utilizar essa estratégia didática. Por fim, evidencia-se nas análises o significativo potencial das metodologias ativas de aprendizagem na formação universitária.
Assunto: Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Engenharia - Estudo e ensino
Professores universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45672
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.multiatual.com.br/2020/08/o-uso-de-metodologias-ativas-na.html
metadata.dc.relation.ispartof: Revista MultiAtual
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.