Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45738
Type: Dissertação
Title: Lutas por reconhecimento, racismo e silenciamento : um estudo de caso de conversações em ambientes digitais
Other Titles: Struggles for recognition, racism and silencing
Authors: Deize Ferreira Paiva Lopes
First Advisor: Regiane Lucas de Oliveira Garcêz
First Referee: Rousiley Celi Moreira Maia
Second Referee: Laura Guimarães Corrêa
Abstract: Se, por um lado, as mobilizações e ativismos têm reverberado nas plataformas digitais, por outro, esses espaços perpetuam, quando não aprofundam, as desigualdades raciais. A fim de abordar a luta racial negra e as estratégias de invisibilização nas plataformas digitais, o presente trabalho discute reconhecimento e silenciamento. A questão central é apreender de que forma diferentes modos comunicativos da dinâmica interacional incidem sobre a luta por reconhecimento e a valorização do corpo negro. A partir das conversações online, analisamos a repercussão da suspensão do livro infantil Peppa (2009), responsável por desencadear uma discussão sobre estereótipos racistas. A base teórica se ancora na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth e na produção de conhecimento sob a perspectiva racial, tal como vemos em Patricia Hill Collins, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes e Silvio Almeida. Ao tensionar a Teoria do Reconhecimento em Honneth (2009), os referidos autores fornecem subsídios que indicam a existência de lacunas na Teoria em torno da compreensão a) da desumanização da pessoa negra enquanto sujeito do reconhecimento, b) do silenciamento histórico ao qual esse grupo está submetido e c) das dificuldades referentes à reparação de injustiças. A metodologia adotada consiste na coleta e análise de conteúdo (BARDIN, 2011), quantitativa e qualitativa, dos 2.273 comentários desencadeados pela suspensão do livro, os quais estão presentes em seis vídeos no Youtube, uma publicação no Facebook e em seis sites de notícias e blogs. Como veremos, os resultados encontrados apontam para o seguinte cenário: I) o termo racismo está em negociação, pois que em geral, as pessoas entendem que essa opressão existe, mas há disputas quanto à sua definição; II) a desumanização, o silenciamento e a não reparação de injustiças dificultam a luta por reconhecimento de pessoas negras; III) diferentes modos comunicativos ajudam a descortinar as opressões, ao mesmo tempo em que podem conter estratégias de silenciamento ao individualizar as questões e invalidar as experiências de injustiça; em particular, IV) ataques também podem funcionar como forma de denúncia do dano sofrido e das formas de injustiça e opressão.
Abstract: If, on the one hand, mobilizations and black activism works through the digital platforms, on the other, these spaces perpetuate, if not deepen, racial bias. In order to approach the black racial struggle and the invisibility strategies in digital platforms, this work discusses recognition and silencing. The aim is to understand, from the online conversations triggered by the video “Peppa NÃO!”, originally published on Youtube, how the communicative modes of this interactional dynamic affect the struggle for recognition and the respect of the black body. An analysis was made of the repercussions of the suspension of the children's book Peppa (2009), which provoked a discussion about racist stereotypes. The bibliography is based on Axel Honneth's Theory of Recognition and the production of knowledge by authors whom discuss the perspective of the black racial issue, such as Patricia Hill Collins, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes and Silvio Almeida. By discussing the Theory of Recognition in Honneth, these authors provide subsidies to indicate the existence of gaps in the theory: a) the dehumanizatio of the black person as a subject of recognition, b) the historical silencing to which this group is subjected and c) the difficulties of repair of injustices. The methodology adopted consists of quantitative and qualitative content analysis of the 2,273 comments triggered by the suspension of the book, which were found in six videos on Youtube, one publication on Facebook, and on six news sites and blogs was made. The results found point to the following scenario: I) the term racism is under negotiation, in general, people understand that this oppression exists, but there are disputes as to its definition; II) the dehumanization, silencing and non-repair of injustices make it difficult for black people to fight for recognition; III) different communicative modes help to uncover oppressions, at the same time they may contain silencing strategies by individualizing issues and invalidating experiences of injustice; in particular, IV) attacks can also function as a way of denouncing the damage suffered and the forms of injustice and oppression.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45738
Issue Date: 5-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lutas por reconhecimento, racismo e silenciamento.pdfDissertação Lutas por reconhecimento, racismo e silenciamento: um estudo de caso de conversações em ambientes digitais2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.