Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alice Mara Serrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251667363100903pt_BR
dc.contributor.referee1Virginia de Araújo Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Cíntia Vieira da Silvapt_BR
dc.creatorGuilherme Norton Andrade Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5552090733001040pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T16:51:37Z-
dc.date.available2022-09-29T16:51:37Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45740-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze virtuality as a way of being from which the operations of updating, differentiation and singularization prove to be indispensable for the determination of the event horizon that Gilles Deleuze's philosophy establishes. We organize our journey through three problematic axes that structure the chapters of the work: in the first, that of virtuality (in general), it was up to us to study this way of being and its fundamental operations, in particular, the pre-subjective field of intensities, the Deleuzian twist of the Kantian transcendental field, the relationship between the virtual, the actual, the possible and the real, as four modes of being. These themes proved to be fundamental for the need to bring consistency to the operations of virtuality, especially in the context of the 1960s. In the second axis, we deal with the relationship between virtuality and image, approaching this concept in Difference and Repetition and in works on cinema. From the Deleuzian reading of Bergson's philosophy, we analyze the developments that the notion of image suffers, in favor of the cinematographic readings that the author elaborated in the 1980s, with his concepts of "image-movement" and "image-time". In the third axis, it was up to us to investigate the problem of time in Deleuze's philosophy, highlighting the implications of the designation proposed by Deleuze, both in records from the 1960s and in works on cinema, about a “time in a pure state”. Finally, the problem of time and the aporias that involve its concept in the order of an intensive multiplicity, added to the aforementioned cinematographic concepts that Deleuze elaborates, made it possible to think about the experimentation itself of the virtual, latent and pre-subjective plane, which insists on clippings and objects thematized by Deleuze.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva analisar a virtualidade enquanto modo de ser a partir do qual as operações de atualização, diferenciação e singularização mostram-se indispensáveis para a determinação do horizonte acontecimental que a filosofia de Gilles Deleuze instaura. Organizamos nosso percurso através de três eixos problemáticos que estruturam os capítulos do trabalho: no primeiro, o da virtualidade (em geral), coube-nos estudar esse modo de ser e suas operações fundamentais, em especial, o campo de intensidades pré-subjetivo, a torção deleuziana do campo transcendental kantiano, a relação entre o virtual, o atual, o possível e o real, como quatro modos de ser. Esses temas se mostraram fundamentais para a necessidade de trazer consistência às operações da virtualidade, especialmente no contexto da década de 1960. No segundo eixo, tratamos da relação entre virtualidade e imagem, abordando este conceito em Diferença e Repetição e nas obras sobre o cinema. A partir da leitura deleuziana da filosofia de Bergson, analisamos os desdobramentos que a noção de imagem sofre, em prol das leituras cinematográficas que o autor elaborou na década de 1980, com seus conceitos de “imagem-movimento” e “imagem-tempo”. No terceiro eixo, coube-nos investigar o problema do tempo na filosofia de Deleuze, destacando as implicações da designação proposta por Deleuze, tanto em registros da década de 1960 quanto nas obras sobre o cinema, acerca de um “tempo em estado puro”. Por fim, o problema do tempo e as aporias que envolvem seu conceito na ordem de uma multiplicidade intensiva, somados aos mencionados conceitos cinematográficos que Deleuze elabora, tornaram possível pensar a experimentação propriamente dita do plano virtual, latente e pré-subjetivo, que insiste nos recortes e objetos tematizados por Deleuze.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectVirtualpt_BR
dc.subjectTranscendentalpt_BR
dc.subjectBergsonpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleDiferenças da imagem e tempo intensivo : percursos da virtualidade na filosofia de Gilles Deleuzept_BR
dc.title.alternativeDifferences of image and intensive time : paths of virtuality in the philosophy of Gilles Deleuzept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIFERENÇAS DA IMAGEM E TEMPO INTENSIVO - PERCURSOS DA VIRTUALIDADE NA FILOSOFIA DE GILLES DELEUZE.pdfDissertação apresentada ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Filosofia.1.53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons