Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45741
Type: Dissertação
Title: O problema da imagem na obra inicial de C.G. Jung (1906-1921) : das associações à hipótese de um inconsciente coletivo
Authors: Amanda Barros Pereira Palmeira
First Advisor: Alice Mara Serra
First Referee: Ana Carolina Soliva Soria
Second Referee: Marco Heleno Barreto
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo examinar o problema da imagem na teoria do inconsciente elaborada por Jung, em um momento de transição entre seu interesse pela Psicanálise e a consolidação de sua Psicologia Analítica. Para tanto, concentramo-nos sobre alguns dos primeiros escritos do autor, correspondentes ao período de 1906 até 1921, delineando como nesse contexto se formam os primeiros indícios do projeto que acompanhará Jung em sua obra posterior, a saber, a tentativa de conciliar o fundamento coletivo e os aspectos subjetivos que constituem os fenômenos psíquicos. Num primeiro momento, a partir do exposto em Estudos experimentais (Experimentelle Untersuchungen, 1904-1907), Transformações e símbolos da libido (Wandlungen und Symbole der Libido, 1912) e Instinto e inconsciente (Instinkt und Unbewusste, 1919) analisamos como a imagem interna desponta enquanto problemática no pensamento do autor e como a crítica ao paralelismo entre psique e realidade material o conduz ao reconhecimento de uma dimensão complexa de transmissões inconscientes. Num segundo momento, a partir de A função transcendente (Die Tranzendente Funktion, 1916) e Tipos Psicológicos (Psychologische Typen, 1921), buscamos elucidar os instrumentos conceituais mobilizados por Jung para dar conta do panorama que se abre: a tentativa de compreensão da expressividade do inconsciente; a caracterização do conceito de imagem e seu alicerce na atividade de fantasia. Por fim, evidenciamos como o problema da imagem no Livro Vermelho (Das Rote Buch, 1913-1930) aprofunda as contradições já observadas desde as primeiras indagações acerca das imagens oníricas, procedimento por meio do qual Jung procura explicitar como a imagem se constitui dentro de um campo de forças ou de tensionamentos que pressupõe não somente a consideração do que aparece, mas também a potencialidade de um contraponto com seu plano de fundo. Com esse percurso, almejamos contribuir para uma melhor elucidação do problema da imagem no escopo mais amplo da teoria de Jung, e lançar luz sobre um possível reconhecimento de seu potencial para a compreensão da formação e transposição das imagens em âmbito subjetivo e intersubjetivo.
Abstract: This work aims to explore the problem of the image in the theory of the unconscious proposed by Jung, in the transition between his interest in Psychoanalysis and the consolidation of his Analytical Psychology. In order to do so, we mainly focused on some of the author’s first writings, from 1906 to 1921, aiming to show how this context outlines the first traces of the project that followed him into his later work, that is, the attempt to conciliate the collective foundation and the subjective aspects that constitute the psyche. In the first moment, based on what is exposed in Experimental Studies (Experimentelle Untersuchungen, 1904-1907), Transformations and Symbols of the Libido (Wandlungen und Symbole der Libido, 1912), and Instinct and the Unconscious (Instintkt und Unbewusstes, 1919), we analyzed how the “inner image” is first highlighted as a problematic in the author’s thought, and how his adamant position against the parallelism between psyche and material reality leads Jung to recognize a complex dimension of unconscious transmissions. In a second moment, based on The Transcendent Function (Die Tranzendente Funktion, 1916) and Psychological Types (Psychologische Typen, 1921), we elucidate the conceptual instruments mobilized by Jung to deal with this new horizon: that includes the attempt to comprehend the unconscious expressivity; the characterization of the concept of image and its foundation in the phantasy activity. Finally, we put in evidence how the problem of the image in The Red Book (Das Rote Buch, 1913-1930) deepens the contradictions already observed since the first questions pertaining oneiric images, procedure by which Jung tries to explain how the image is constituted inside of a field of forces or tensions, which includes not only that what appears but also always presuppose the potentiality of a counterpoint with its background. Throughout this work, we hope to contribute to a better elucidation of the problem of the image in the wider scope of Jung’s theory and, at the same time, shed light upon a possible acknowledgment of its potential for the comprehension of the formation and transposition of images between the subjective and intersubjectivity fields.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/45741
Issue Date: 24-Feb-2022
metadata.dc.description.embargo: 24-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O problema da imagem na obra inicial de C.G. Jung.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.