Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45742
Type: Dissertação
Title: A recepção da psicanálise em Frantz Fanon : uso e implicação para o campo psicanalítico
Other Titles: Frantz Fanon's reception of psychoanalysis : use and implication for the psychoanalytic field
Authors: Pedro Donizete Ferreira
First Advisor: Fábio Roberto Rodrigues Belo
First Referee: Deivison Mendes Faustino
Second Referee: Andréa Máris Campos Guerra
Third Referee: Marcus Vinicius Neto Silva
Abstract: Neste trabalho, investigo a recepção que Frantz Fanon faz da teoria psicanalítica. Privilegio, assim, seus dois escritos iniciais: a tese para o exercício da medicina, defendida em 1951 e o ensaio Pele negra, máscaras brancas. Para isso, desenvolvo dois artigos: no primeiro, através dos conceitos de alienação e complexo, abordo a relação de Fanon com Freud, Adler, Jung e Lacan. No segundo, trato especialmente dos complexos de dependência e inferioridade, trabalhados por Mannoni em Psychologie de la colonisation [Psicologia da colonização] e criticados por Fanon em Pele negra. Além disso, indago se essa recepção de Fanon poderia ter alguma implicação para o campo psicanalítico. Daí, extraio duas consequências: a articulação entre a clínica e a transformação social, onde a clínica é a própria política e vice versa; e o entrelaçamento da teoria e da clínica psicanalítica como a fundamentação para uma práxis antirracista.
Abstract: In this work, I investigate Frantz Fanon’s reception of psychoanalytic theory. Privilege, thus, his two initial essays: the thesis for the exercise of medicine, defended in 1951 and the essay Black skin, White Masks. For this, I developed two articles: in the first, through the concepts of alienation and complex, I approach Fanon’s relationship with Freud, Adler, Jung and Lacan. In the second, I deal especially with the complexes of dependence and inferiority, worked by Mannoni in Psychologie de la colonisation [Psychology of Colonization] and criticized by Fanon in Black Skin. Moreover, I wonder if Fanon’s reception could have any implication for the psychoanalytic field. Hence, I draw two consequences: the articulation between the clinic and the social transformation, where the clinic is the politics itself and vice-versa; and the interweaving of the theory and the psychoanalytic clinic as the foundation for an anti-racist praxis.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45742
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A recepção da psicanálise em Frantz Fanon - uso e implicação para o campo psicanalítico.pdfNeste trabalho, investigo a recepção que Frantz Fanon faz da teoria psicanalítica. Privilegio, assim, seus dois escritos iniciais: a tese para o exercício da medicina, defendida em 1951 e o ensaio Pele negra, máscaras brancas. Para isso, desenvolvo dois artigos: no primeiro, através dos conceitos de alienação e complexo, abordo a relação de Fanon com Freud, Adler, Jung e Lacan. No segundo, trato especialmente dos complexos de dependência e inferioridade, trabalhados por Mannoni em Psychologie de la colonisation [Psicologia da colonização] e criticados por Fanon em Pele negra. Além disso, indago se essa recepção de Fanon poderia ter alguma implicação para o campo psicanalítico. Daí, extraio duas consequências: a articulação entre a clínica e a transformação social, onde a clínica é a própria política e vice versa; e o entrelaçamento da teoria e da clínica psicanalítica como a fundamentação para uma práxis antirracista.1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons