Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45743
Tipo: Dissertação
Título: Rankings universitários em perspectiva : o Ranking Universitário Folha e a construção da excelência
Autor(es): Arthur de Ávila Soares
Primeiro Orientador: Yurij Castelfranchi
Primeiro membro da banca : Marden Barbosa de Campos
Segundo membro da banca: Maya Mitre
Resumo: Nesta pesquisa, busquei examinar processos de quantificação e sua construção, evidenciando a relação entre estatísticas e política, a partir de um estudo de caso sobre o Ranking Universitário Folha, primeiro e único ranking universitário nacional. Sabe-se que cada ranking define seus próprios indicadores e pesos, evidenciando uma disputa em torno do que importa na definição da qualidade de uma universidade. Nesse sentido, o principal objetivo dessa pesquisa foi explorar o Ranking Universitário Folha buscando examinar e definir a ideia de excelência universitária utilizada/elaborada pelo ranking e as possíveis consequências de sua utilização. Metodologicamente, uma análise documental comparativa, associada ao exame quantitativo, também comparativo, das variáveis utilizadas nos índices e de seus pesos, fundamentada na revisão da literatura internacional sobre o tema, possibilitou construir uma classificação dos indicadores utilizados pelo ranking. Constatei que o conceito de excelência universitária privilegia indicadores de pesquisa, principalmente aqueles sobre produtividade e impacto, e, observando o caso brasileiro, descarta totalmente (e de forma surpreendente, dada a missão institucional das próprias universidades brasileiras) a avaliação das atividades de extensão das universidades. Além disso, foi possível examinar a associação entre este específico modo político de funcionamento da estatística e da construção de índices com a discussão existente na literatura sobre racionalidade neoliberal. Os rankings, longe de ser apenas uma métrica e números neutros, são peças centrais nos processos de fabricação de um contexto competitivo entre as universidades brasileiras.
Abstract: In this research, I sought to examine quantification processes and their construction, highlighting the relationship between statistics and politics, based on a case study of the Ranking Universitário Folha, the first and only brazilian university ranking. It is known that each ranking defines its own indicators and weights, evidencing a dispute over what matters in defining the quality of a university. In this sense, the main objective of this research was to explore the Ranking Universitário Folha, seeking to examine and define the idea of university excellence used/elaborated by the ranking and the possible consequences of its use. Methodologically, a comparative document analysis, associated with the quantitative examination, also comparative, of the variables used in the indexes and their weights, based on the review of the international literature on the subject that made it possible to build a classification of the indicators used by the ranking. I found that the concept of university excellence privileges research indicators, especially those on productivity and impact, and, observing the Brazilian case, completely discards (and surprisingly, given the institutional mission of Brazilian universities) the evaluation of extension activities of universities. Furthermore, it was possible to examine the association between this specific political mode of operation of statistics and the construction of indices with the existing discussion in the literature on neoliberal rationality. Rankings, far from being just a metric and neutral numbers, are central pieces in the manufacturing processes of a competitive context among the brazilian universities.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45743
Data do documento: 8-Fev-2022
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