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dc.contributor.advisor1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783235143754513pt_BR
dc.contributor.referee1Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Maria Crestanipt_BR
dc.creatorLudmilla Teixeira Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498972119739193pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T19:01:13Z-
dc.date.available2022-09-29T19:01:13Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45763-
dc.description.abstractThe aim of this work is to semiotically investigate part of the linguistic interactions of the chatbot Tay (launched by Microsoft in 2016) performed on the online platform Twitter as a support for its technological existence. In this context, we seek to answer the following question: how do human interaction written utterances with chatbot Tay are discursively constructed, considering enunciative strategies and their meaning effects. Our theoretical-methodological scope is that of Discursive Semiotics (also called French or Greimasian), based on the readings of Greimas and Courtés (2021), Greimas (2014), as well as its promoters in Brazil, such as Barros (1990, 2002, 2005), Lara and Matte (2009a and 2009b) and Fiorin (2000), among others. Some concepts from the field of Computer Science are briefly explained to support the reader in understanding our object of study. Focusing on the study of the discursive level (actarial organization, themes and figures) and the oppositions of the fundamental level, we analysed six interactions between Tay and users who, through generally offensive messages, tried altering the robot's purpose. We conclude that, as for the enunciative organisation, specifically at the level of discursive syntax, the use of artificial intelligence technology in the construction of the robot generates a “bipartite enunciator” between the company that created it and the user base that took control of its speech by imposing the offensive language Tay learnt from the interactions. Semantically, the analysed utterances/discourses concretise figurative dominance paths, supported using iconization processes, anchoring and reality effects according to the theme imposed by the enunciators-users. At a deeper level, the oppositions life x death and identity x alterity, abstractly show which categories the discourse is based on. We also concluded that Discursive Semiotics did contribute to the understanding of human-machine interaction, by revealing the semiotic existence of a chatbot.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar semioticamente parte de interações linguísticas do robô conversacional (ou chatbot) Tay (lançado pela Microsoft em 2016) realizadas na plataforma online Twitter como suporte de sua existência tecnológica. Nesse contexto, buscamos responder à seguinte pergunta: como textos de interação de humanos com o chatbot Tay se constroem discursivamente, levando em conta estratégias enunciativas e seus efeitos de sentido. Nosso escopo teórico-metodológico é o da Semiótica Discursiva (também chamada Francesa ou Greimasiana), baseado nas leituras de Greimas e Courtés (2021), Greimas (2014), bem como de seus divulgadores no Brasil, como Barros (1990, 2002, 2005), Lara e Matte (2009a e 2009b) e Fiorin (2000), entre outros. Alguns conceitos do campo da Ciência da Computação são brevemente explicados a fim de apoiar o leitor na compreensão da natureza de nosso objeto de estudo. Tendo como foco o estudo do nível discursivo (organização actorial, temas e figuras) e das oposições do nível fundamental, foram analisadas seis interações entre Tay e usuários que, por meio de mensagens geralmente ofensivas, tentavam alterar o propósito do robô. Concluímos que, quanto à organização enunciativa, especificamente na sintaxe discursiva, o emprego da tecnologia de inteligência artificial na construção do robô gera um “enunciador bipartido” entre a empresa criadora de Tay e o grupo de usuários cuja linguagem ofensiva assumiu o controle do discurso que o robô aprendeu a partir das interações. Semanticamente, os enunciados/discursos analisados concretizam percursos de dominância figurativa, apoiados em processos de iconização, ancoragem e efeito de realidade segundo a temática imposta pelos enunciadores-usuários. Em nível mais profundo, as oposições vida x morte e identidade x alteridade, mostram abstratamente sobre quais categorias o discurso se apoia. Concluímos, ainda, que a Semiótica Discursiva contribuiu para a compreensão da comunicação humano-máquina, desvelando a existência semiótica de um chatbot.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica Discursivapt_BR
dc.subjectchatbot Taypt_BR
dc.subjectMicrosoftpt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectenunciador bipartidopt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherLinguísticapt_BR
dc.subject.otherInteligência artificialpt_BR
dc.titleI'm not a robot: análise semiótica de interações entre humanos e o chatbot Taypt_BR
dc.title.alternativeI'm not a robot: semiotic analysis of interactions between humans and the chatbot Taypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2134-6276pt_BR
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