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dc.creatorFrederico de Paula Tofanipt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T00:23:35Z-
dc.date.available2022-09-30T00:23:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.issn9788557220386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45773-
dc.description.resumoEste artigo versa sobre uma experiência de ensino em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais: a disciplina Restauração, Reabilitação e Requalificação do Patrimônio Cultural Edificado: Teorias e Práticas Contemporâneas. Ofertada, desde o ano de 2016, a mestrandos e doutorandos desse raro programa de pós-graduação interdisciplinar voltado ao patrimônio cultural, essa disciplina foi concebida com vistas a contribuir para capacitá-los para a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos, competências e habilidades próprios à temática e, em específico, para a análise, a crítica e a produção de projetos e obras de restauração, reabilitação e requalificação de bens do patrimônio cultural edificado. O conteúdo programático e as estratégias de ensino-aprendizagem da disciplina, por sua vez, foram determinados e estruturados a propósito desses objetivos educacionais e em conformidade com um conjunto de premissas que consideramos basilares no trato do patrimônio cultural edificado. Como tal, eles têm elevado grau de interdisciplinaridade e interdependência e proporcionam aos estudantes, nos dois primeiros terços da disciplina, a oportunidade de aprofundamento na noção cartesiana de cultura e no conceito antropológico de cultura; nas permanências e transformações do conceito de patrimônio; nas principais questões patrimoniais na contemporaneidade; na formação das teorias e práticas de conservação do patrimônio cultural edificado, a partir do Renascimento; nos conceitos de conservação, preservação, manutenção e restauração, hoje; e nos principais critérios contemporâneos de restauração, reabilitação e requalificação do patrimônio cultural edificado. No seu terceiro e último terço, a disciplina se converte em um dinâmico workshop no qual esse referencial teórico é aplicado, pelos estudantes, na análise e crítica de estudos de caso à sua escolha e na produção de papers sobre eles. Ao fim deste artigo, são tratadas as questões dos incrementos recebidos pela disciplina ao longo de sua existência, dos seus desdobramentos acadêmicos e dos seus possíveis desafios no futuro.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Científico 2019 do ICOMOS Brasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural edificadopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectPreservação e uso sustentávelpt_BR
dc.subjectReabilitação e requalificaçãopt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherConservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.titleTeorias e práticas contemporâneas de restauração, reabilitação e requalificação do patrimônio cultural edificado: uma experiência de ensino de pós-graduação interdisciplinarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155761-teorias-e-praticas-contemporaneas-de-restauracao-reabilitacao-e-requalificacao-do-patrimonio-cultural-edificado-/pt_BR
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