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http://hdl.handle.net/1843/45773
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Teorias e práticas contemporâneas de restauração, reabilitação e requalificação do patrimônio cultural edificado: uma experiência de ensino de pós-graduação interdisciplinar |
Autor(es): | Frederico de Paula Tofani |
Resumen: | Este artigo versa sobre uma experiência de ensino em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais: a disciplina Restauração, Reabilitação e Requalificação do Patrimônio Cultural Edificado: Teorias e Práticas Contemporâneas. Ofertada, desde o ano de 2016, a mestrandos e doutorandos desse raro programa de pós-graduação interdisciplinar voltado ao patrimônio cultural, essa disciplina foi concebida com vistas a contribuir para capacitá-los para a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos, competências e habilidades próprios à temática e, em específico, para a análise, a crítica e a produção de projetos e obras de restauração, reabilitação e requalificação de bens do patrimônio cultural edificado. O conteúdo programático e as estratégias de ensino-aprendizagem da disciplina, por sua vez, foram determinados e estruturados a propósito desses objetivos educacionais e em conformidade com um conjunto de premissas que consideramos basilares no trato do patrimônio cultural edificado. Como tal, eles têm elevado grau de interdisciplinaridade e interdependência e proporcionam aos estudantes, nos dois primeiros terços da disciplina, a oportunidade de aprofundamento na noção cartesiana de cultura e no conceito antropológico de cultura; nas permanências e transformações do conceito de patrimônio; nas principais questões patrimoniais na contemporaneidade; na formação das teorias e práticas de conservação do patrimônio cultural edificado, a partir do Renascimento; nos conceitos de conservação, preservação, manutenção e restauração, hoje; e nos principais critérios contemporâneos de restauração, reabilitação e requalificação do patrimônio cultural edificado. No seu terceiro e último terço, a disciplina se converte em um dinâmico workshop no qual esse referencial teórico é aplicado, pelos estudantes, na análise e crítica de estudos de caso à sua escolha e na produção de papers sobre eles. Ao fim deste artigo, são tratadas as questões dos incrementos recebidos pela disciplina ao longo de sua existência, dos seus desdobramentos acadêmicos e dos seus possíveis desafios no futuro. |
Asunto: | Patrimônio cultural Conservação e restauração Pós-graduação Arquitetura - Conservação e restauração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45773 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/155761-teorias-e-praticas-contemporaneas-de-restauracao-reabilitacao-e-requalificacao-do-patrimonio-cultural-edificado-/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Simpósio Científico 2019 do ICOMOS Brasil |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
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TEORIAS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE RESTAURAÇÃO, REABILITAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.pdf | 564.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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