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dc.contributor.advisor1Stela Maris Aguiar Lemospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894360566441296pt_BR
dc.creatorAna Cristina De Oliveira Mares Guiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957107904187892pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T13:19:37Z-
dc.date.available2022-09-30T13:19:37Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45789-
dc.description.resumoIntrodução: A deficiência auditiva é um problema de saúde pública e pode ocasionar impacto na qualidade de vida. A análise da autopercepção das condições de saúde auditiva e da satisfação da pessoa com deficiência auditiva com a rede de atenção à saúde é de suma importância. Objetivos: descrever a satisfação dos usuários quanto às condições de assistência, acesso e utilização dos serviços e verificar a associação entre autopercepção de saúde, percepção de problemas auditivos e motivação para busca de atendimento da Rede de Atenção à Saúde Auditiva. Método: trata-se de estudo observacional analítico do tipo transversal com amostra probabilística aleatória estratificada por município composta por 228 usuários vinculados aos Serviços de Atenção à Saúde Auditiva de Minas Gerais em 34 cidades das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo e da macrorregião de Diamantina. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com uso de roteiro semi-estruturado. Para a análise de medidas de associação foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. Foram considerados como associações estatisticamente significantes, os resultados que apresentaram valor p ≤ 0,05. Resultados: Quanto à avaliação da satisfação o resultado encontrado foi superior a 80% em todos os itens avaliados. Além disso, mais de dois terços dos entrevistados relataram que recomendariam o serviço de saúde para outras pessoas. Contudo, apenas metade dos entrevistados relatou ter sido orientado sobre a importância do retorno ao serviço de Saúde Auditiva. Na avaliação da associação entre a idade e o tempo que tem o problema, o grupo de usuários que relatou ter perda auditiva até um ano revelou diferença com significância estatística. Os entrevistados que consideraram alteração auditiva como problema de saúde tiveram 3,72 (1,95 – 7,09) vezes a chance de considerarem-se doentes quando comparados ao grupo que não considera a alteração auditiva como problema de saúde. Não houve associação com significância estatística entre as variáveis “Seu problema foi resolvido” e “Porque procurou a Rede de Saúde Auditiva”. Conclusões: O estudo revelou que a maioria dos usuários relatou estar satisfeita com a rede e a assistência prestada, bem como teve suas expectativas atendidas. Houve associação com significância estatística entre autopercepção de saúde e percepção de problemas auditivos pelo usuário da Rede de Atenção à Saúde Auditiva. O estudo revelou, ainda, que considerar a alteração auditiva um problema de saúde aumentou a chance em quase quatro vezes de se considerar doente quando comparado a não considerar a perda auditiva um problema de saúde. Mais da metade dos entrevistados procurou a rede devido a dificuldades de escutar e entender as pessoas. A motivação pela procura da rede ocorreu na maioria das vezes por queixas relacionadas ao impacto da perda auditiva. Para a análise real do serviço avaliado, os usuários podem fornecer informações relevantes sobre sua qualidade e seu funcionamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção à Saúde Auditivapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subject.otherAtenção à Saúdept_BR
dc.subject.otherColeta de Dadospt_BR
dc.subject.otherMedidas de Associaçãopt_BR
dc.subject.otherPerda Auditivapt_BR
dc.subject.otherQualidade de Vidapt_BR
dc.subject.otherSaúde Públicapt_BR
dc.titleRede de atenção à saúde auditiva: análise da satisfação do usuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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