Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45792
Tipo: Dissertação
Título: Escrever-se negra: autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação
Autor(es): Matheus Silva Freitas
primer Tutor: Rodrigo Ednilson de Jesus
primer miembro del tribunal : Dyane Brito Reis Santos
Segundo miembro del tribunal: Natalino Neves da Silva
Resumen: Esta dissertação discute a relação entre classificação étnico-racial e ações afirmativas na pósgraduação. Compreendemos a classificação étnico-racial como um processo social, discursivo e dialógico que envolve a classificação de pessoas em grupos étnico-raciais, a partir de uma autodeclaração ou uma heteroatribuição (atribuição externa, feita por terceiros). Desse modo, o objetivo é analisar e problematizar as justificativas que os/as candidatos/as cotistas acionam ao preencherem os documentos de autodeclaração como negros/as (pretos/as e pardos/as) no contexto de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de uma pesquisa documental com 27 (vinte e sete) formulários de autodeclaração apresentados no processo de seleção ao referido Programa, nos anos de 2018 a 2021. A análise de conteúdo apresentou-se como uma estratégia metodológica e nos auxiliou a identificar as principais dimensões das justificativas que foram organizadas, analiticamente, em linhas de força, espacialidades e temporalidades. As dimensões acionadas pelos/as estudantes cotistas para sustentarem as classificações raciais abarcam um repertório diverso de características e experiências sociais que os/as definem enquanto sujeitos da ação afirmativa. Tratam-se de classificações multissituadas no espaço e no tempo: inscrevem-se referenciando tempos passados, presentes e futuros, ambientes familiares, escolares, universitários, profissionais e periféricos. Ademais, fenótipo, ascendência, vivências com o racismo, adesão ao antirracismo e a experiência universitária figuram como as principais justificativas utilizadas, indicando como a (auto)classificação racial apresenta-se de forma multidimensional, relacional e contextual.
Asunto: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa
Educação
Educação - Relações étnicas
Educação - Relações raciais
Estudantes universitários - Pós-graduação - Identidade racial
Estudantes universitários - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa
Ensino superior - Pós-graduação - Relações raciais
Ensino superior - Pós-graduação - Relações étnicas
Programas de ação afirmativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/45792
Fecha del documento: 21-jun-2022
Término del Embargo: 21-jun-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Escrever-se negra_autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-06-21
2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.