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http://hdl.handle.net/1843/45792
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escrever-se negra: autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação |
Autor(es): | Matheus Silva Freitas |
primer Tutor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
primer miembro del tribunal : | Dyane Brito Reis Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Natalino Neves da Silva |
Resumen: | Esta dissertação discute a relação entre classificação étnico-racial e ações afirmativas na pósgraduação. Compreendemos a classificação étnico-racial como um processo social, discursivo e dialógico que envolve a classificação de pessoas em grupos étnico-raciais, a partir de uma autodeclaração ou uma heteroatribuição (atribuição externa, feita por terceiros). Desse modo, o objetivo é analisar e problematizar as justificativas que os/as candidatos/as cotistas acionam ao preencherem os documentos de autodeclaração como negros/as (pretos/as e pardos/as) no contexto de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de uma pesquisa documental com 27 (vinte e sete) formulários de autodeclaração apresentados no processo de seleção ao referido Programa, nos anos de 2018 a 2021. A análise de conteúdo apresentou-se como uma estratégia metodológica e nos auxiliou a identificar as principais dimensões das justificativas que foram organizadas, analiticamente, em linhas de força, espacialidades e temporalidades. As dimensões acionadas pelos/as estudantes cotistas para sustentarem as classificações raciais abarcam um repertório diverso de características e experiências sociais que os/as definem enquanto sujeitos da ação afirmativa. Tratam-se de classificações multissituadas no espaço e no tempo: inscrevem-se referenciando tempos passados, presentes e futuros, ambientes familiares, escolares, universitários, profissionais e periféricos. Ademais, fenótipo, ascendência, vivências com o racismo, adesão ao antirracismo e a experiência universitária figuram como as principais justificativas utilizadas, indicando como a (auto)classificação racial apresenta-se de forma multidimensional, relacional e contextual. |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa Educação Educação - Relações étnicas Educação - Relações raciais Estudantes universitários - Pós-graduação - Identidade racial Estudantes universitários - Pós-graduação - Programas de ação afirmativa Ensino superior - Pós-graduação - Relações raciais Ensino superior - Pós-graduação - Relações étnicas Programas de ação afirmativa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45792 |
Fecha del documento: | 21-jun-2022 |
Término del Embargo: | 21-jun-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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Escrever-se negra_autodeclaração étnico-racial no contexto das ações afirmativas na pós-graduação.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-06-21 | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar una copia |
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